O golerio Gabriel Kobylak, do Radomiak, marcou um gol “sem querer” no empate por 1 a 1 contra o Puszcza Niepolomice pelo Campeonato Polonês, no Estádio Marechal Józef Piłsudski, em Cracóvia. Kobylak recebeu um recuo do defensor do Radomiak e deu um chutão, que virou a finalização do gol de empate do time.
Já havia passado 25 minutos do segundo tempo e o Radomiak perdia por 1 a 0 fora de casa. Sofrendo pressão do ataque adversário, o defensor recuou para Kobylak que dominou, adiantando a bola pouco a frente da meia-lua de sua área. O chutão veio em seguida, não só para afastar a bola, mas também buscando algum atacante do time.
A bola foi longe da linha ofensiva do Radomiak e passou até mesmo dos defensores do Puszcza. Parecia que ela sobraria fácil para o goleiro adversário, o também polonês Oliwier Zych, que, aos 19 anos pertence ao Aston Villa e está emprestado no país-natal. Porém, quando o quique no gramado, em uma área irregular, a fez subir e encobrir o jovem de 1,93 metros, indo direto para o gol. Zych ainda tentou a defesa e tocou na bola, mas ela já havia cruzado a linha fatal.
“Claramente não foi intencional. Eu realmente não queria fazer aquele gol, mas tudo funcionou assim. Ganhamos um ponto e certamente vamos comemorar isso”, disse o goleiro à imprensa local. Ele também amenizou o vacilo do companheiro de posição, defendendo que o jovem deve se levantar para a próxima partida.
Leia também
Kobylak tem 22 anos e pertence ao Légia Varsóvia. Emprestado ao Radomiak, ele já passou pelo próprio Puszcza, hoje defendido por Zych, entre 2021 e 2022. Lá, por pouco ele não foi companheiro do meia brasileiro Thiago Rodrigues de Souza, com passagens por Red Bull Brasil e Operário-PR, antes de ir para o futebol polonês, em 2023.
Nada se compara, porém, aos companheiros, que Kobylak tem no Radomiak, um time que “fala” muito português. Somente na equipe que jogava a partida em que o goleiro fez o gol, estavam em campo os brasileiros Raphael Rossi, com passagens pelas bases de Guarani e Corinthians, e Luizão, formado no São Paulo; os portugueses Leonardo Rocha e Bruno Jordão e os cabo-verdianos Vagner Gonçalves e Lisandro Semedo. O elenco ainda conta com mais dois brasileiros, João Peglow, formado no ex-Internacional, e Guilherme Zimovski, ex-sub-20 do Corinthians; além dos portugueses Luís Machado e Tiago Matos, e o guineense Jardel.
O Radomiak é o 11º no Campeonato Polonês, com 32 pontos em 26 rodadas, sem grandes chances de classificação para os torneios europeus, mas ainda precisando garantir a permanência na elite. Já o Puszcza é o 15º, primeiro clube fora da zona de rebaixamento com apenas um ponto a mais que o 16º colocado.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.