James não faz 30 jogos em uma temporada desde 2018; o que esperar do colombiano no São Paulo?

Meia pode ser reforço do time paulista pelos próximos dois anos, mas não consegue suportar sequência de partidas há alguns anos

PUBLICIDADE

Foto do author Paulo Chacon
Atualização:

James Rodriguez será jogador do São Paulo. Aos 32 anos, o meia deve ser mais um reforço do time paulista e caminha para assinar por dois anos com o clube. Sem clube desde que saiu do Olympiacos, da Grécia, o colombiano pode ter um problema. Nas últimas cinco temporadas, James não conseguiu jogar mais de 30 partidas em nenhuma delas e o calendário brasileiro pode ser um fator que complique o desempenho do atleta no Brasil.

PUBLICIDADE

O melhor momento da carreira de James Rodríguez foi em 2014. Depois de uma excelente Copa do Mundo com a Colômbia, o meia saiu do Mônaco e chegou para o Real Madrid. Após três temporadas na Espanha, o colombiano foi emprestado para o Bayern de Munique e passou a sofrer com problemas físicos que o fizeram deixar de atuar em um grande número de partidas.

No primeiro ano vestindo a camisa do clube alemão, Rodriguez conseguiu jogar em 39 partidas e ajudou na conquista do Campeonato nacional. A primeira temporada no Bayern de Munique foi a última vez que o colombiano entrou em campo pelo menos 35 vezes por uma equipe em uma temporada. Após 2017/2018, o meia defendeu o time alemão, Real Madrid, Everton, Al Rayan e Olympicacos e o máximo que jgou foi 28 vezes em 2018/2019.

James Rodriguez não consegue jogar mais de 30 jogos em uma temporada há cinco anos  Foto: REUTERS/Manaure Quintero

Em sua passagem pelo Everton, da Inglaterra, o meia da seleção da Colômbia chegou a atuar em 26 jogos e conviveu com problemas físicos. Em determinado momento daquela temporada, o técnico Rafa Benitez chegou a afirmar que não era possível contar com um atleta que não conseguia ter condição física de atuar com frequência.

“Fisicamente tem o desafio de ser mais consistente. Se tornou um jogador que aparece cada vez menos, mas se conseguir consistência vai ter destaque no Brasil”, explicou Sandro Orlandelli, membro da UEFA Academy e especialista na identificação de talentos pela FA, Federação Inglesa de futebol.

Publicidade

James Rodriguez chega para o Brasil e terá um desafio físico para enfrentar. Se conseguir chegar em todas as finais que ainda tem para disputar no ano, o São Paulo terminará 2023 tendo entrado em campo 74 vezes. Isso quer dizer que o meia colombiano não consegue jogar nem 50% das partidas do time paulista no ano desde 2017/2018.

No Olympiacos, seu último clube, apesar de jogar apenas 23 partidas em menos de uma temporada, o colombiano voltou a ser importante e participativo. No período em que esteve na Grécia, o meia participou de 11 gols e conseguiu ser relevante em campo com o time enquanto esteve no elenco.

Onde jogará James Rodriguez?

A chegada do meia colombiano dá uma opção que Dorival Júnior não tem em seu elenco. Se em um primeiro momento do ano, ainda com Rogério Ceni no comando, o time apostava nas jogadas em velocidade, com Dorival a equipe passou a ter mais a bola e apostar em jogadas trabalhadas com troca de passes.

Desta forma, o novo meia aparece como uma boa opção. Com o São Paulo jogando nas últimas partidas com uma linha de três meias e Calleri mais avançado, Rodriguez disputaria posição com Luciano, Michel Araújo, Wellington Rato, Nestor e até Alisson.

Se pensar em mudar o esquema tático do time ou o desenho do meio de campo da equipe, Dorival pode ter como usar James mais ‘solto’ no campo. Se optar por um 4-4-2, o treinador tem como alternativa proteger a parte defensiva com três volantes e deixar o meia colombiano mais livre para encostar em dois atacante.

Publicidade

Se preferir o São Paulo atuando com dois volantes e dois meias, o técnico pode formar o meio de campo ofensivo escolhendo entre o colombiano, Nestor, Michel Araújo e Wellington Rato para preencher uma das duas vagas de jogador mais próximo da dupla de ataque.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.