Mercados e bebidas puxam vendas varejistas

O segmento de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo respondeu sozinho por 5,3 ponto porcentual, ou 49,2% do aumento de 10,9% apurado nas vendas do varejo brasileiro em julho ante igual mês de 2009

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Por Redação
Atualização:

O segmento de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, de maior peso na pesquisa mensal de comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), respondeu sozinho por 5,3 ponto porcentual, ou 49,2% do aumento de 10,9% apurado nas vendas do varejo no País em julho ante igual mês de 2009. Nessa comparação, as vendas dessa atividade registraram alta de 11,0%. O técnico da coordenação de serviços e comércio do instituto de pesquisas, Nilo Lopes, informa que os supermercados estão sendo beneficiados pela queda nos preços dos produtos alimentícios. Ele observou que a desaceleração no resultado desse segmento, ante mês anterior, em julho (0,1%) em relação a junho (1,5%) deve refletir apenas uma acomodação. "Os resultados ante o mês anterior são muito voláteis e é difícil encontrar uma explicação para essa perda de ritmo", diz. Entre as 10 atividades do varejo investigadas na pesquisa do IBGE, o maior aumento apurado nas vendas em julho ante igual mês de 2009 foi registrado em equipamentos de escritório e informática (20,3%) que, por sua vez, amargou também o pior resultado (-4,4%) ante o mês anterior. Segundo Lopes, a queda registrada ante junho nesse segmento responde à base de comparação muito elevada de junho (4,8%) ante maio. (Jacqueline Farid)

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