EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

Bastidores e negócios do mundo do esporte

Opinião | Árbitras brasileiras são convocadas para a Eurocopa feminina, em julho

Árbitra Edina Alves e auxiliares Neuza Back e Fabrini Bevilaqua estarão trabalhando em torneio que será na Suíça

PUBLICIDADE

Foto do author Marcel Rizzo

A Eurocopa feminina terá profissionais do Brasil na arbitragem. Edina Alves, Neuza Back e Fabrini Bevilaqua foram selecionadas para trabalhar na competição que será disputada entre 2 e 27 de julho de 2025, na Suíça.

A convocação faz parte de um intercâmbio que acontece entre a União Europeia de Futebol (Uefa) e a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Há três anos, profissionais de um continente viajam para competição realizada do outro lado do Oceano Atlântico.

Edina Alves Batista vai apitar na Eurocopa feminina.  Foto: CBF/Divulgação

PUBLICIDADE

Na Euro masculina, em 2024, na Alemanha, o argentino Facundo Tello trabalhou. Na Copa América dos Estados Unidos, também no ano passado, o italiano Maurizio Mariani e o eslovaco Ivan Barton foram chamados.

Não será o primeiro intercâmbio para uma Euro feminina. Em 2022, na Inglaterra, a árbitra Emkar Caldeira (Venezuela) e as assistentes Migdalia Rodriguez (Venezuela) e Mary Blanco Bolívar (Colômbia) foram convocadas.

Edina Alves é a principal árbitra brasileira, com participação em diversas competições masculinas organizadas pela Fifa e pela Conmebol. Em 2021, no Mundial de Clubes do Catar, Edinal e Neuza Back foram as primeiras mulheres a participarem de uma competição masculina da Fifa.

Publicidade

A Euro feminina de 2025 terá 16 seleções:

  • Grupo A - Suíça, Noruega, Islândia e Finlândia
  • Grupo B: Espanha, Portugal, Bélgica e Itália
  • Grupo C: Alemanha, Polônia, Dinamarca e Suécia
  • Grupo D: França, Inglaterra, País de Gales e Holanda

A Inglaterra é a atual campeã.

Opinião por Marcel Rizzo

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas foi repórter e editor no Diário Lance, repórter no GE.com, Jornal da Tarde, IG e Itatiaia, colunista na Folha de S. Paulo (Painel FC) e no UOL. Cobriu in loco três Copas, quatro Copas América, Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes e finais de diversos campeonatos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.