A surfista Tatiana Weston-Webb, prata nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, disse nesta quinta-feira, 27, que interromperá seus compromissos no circuito mundial deste ano para focar em sua saúde emocional. A atleta medalhista detectou sinais indicativos de um desgaste emocional e físico que poderiam progredir para um diagnóstico de “burnout”, segundo análise de sua psicóloga.
A decisão acontece após mais de 10 anos em que a brasileira compete em alto rendimento ininterruptamente, sem perder nenhum evento, passando por dois ciclos olímpicos e uma final de mundial em 2024. Para ela, ainda que tenha alcançado resultados históricos, como o vice-campeonato olímpico, a saúde emocional é essencial tanto para a vida pessoal quanto para desempenhar.

“É um tema que acredito ser importante para todos nós”, disse Weston-Webb ao anunciar sua pausa no circuito mundial de surfe, dizendo, ainda, que precisava ser “honesta” com os que acompanham. “Reconhecer que mostrar vulnerabilidade não nos torna menos fortes, pelo contrário, torna mais humanos e conectados, e também nos possibilita alcançar o melhor potencial dentro e fora das competições”, complementou.
‘Sinais claros’ de desgaste motivaram pausa de Weston-Webb durante alta
A surfista confessou que teve “sinais claros” de desgaste emocional e físico nos últimos tempos, ainda que tenha sido a terceira colocada geral no mundial de 2024 e vice-campeã em 2021, além da prata em Paris-2024. “Era hora de pausar e reconectar comigo mesma”, afirmou Tatiana, sem desvalorizar seus marcos. “Cada conquista foi fruto de um trabalho intenso e coletivo”.
Weston-Webb garantiu que a pausa não é uma aposentadoria precoce, já que ainda tem 28 anos, mas também não confirmou se retornará a tempo do ciclo olímpico para Los Angeles-2028. “É um recomeço. Sei que, com o apoio de todos, voltarei ao mar mais forte, mais consciente e mais apaixonada do que nunca”, concluiu a 17ª melhor do mundo no ranking da WSL (World Surfing League).