Quem assistiu a final dos 200m rasos nos Jogos Olímpicos de Paris, disputada na tarde desta quinta-feira, 8, não imaginava que um dos medalhistas da prova competiu após ter contraído covid. Foi o que aconteceu com o norte-americano Noah Lyles, que já havia sido campeão dos 100m no domingo, 4, e agora sai de Paris com mais uma medalha no peito.
O corredor ficou atrás de Letsile Tebogo, de Botswana, e do compatriota Kenneth Bednarek. Os mais atentos podem ter notado que, após o fim da prova, Lyles deitou na pista exausto e demonstrou estar desgastado fisicamente. Pouco tempo depois do resultado, a emissora inglesa BBC informou que o atleta está contaminado com covid-19.
A publicação vem acompanhada de uma foto de Noah Lyles deixando a pista de corrida em cima de uma cadeira de rodas e sendo empurrado por um voluntário das Olimpíadas. Confira mais imagens ao fim do texto.
Leia também
Nas redes sociais, o americano já revelou que tem asma, condição que afeta e inflama as vias aéreas, causando dificuldade ao respirar e, em casos mais graves, podendo gerar falta de ar no indivíduo. A publicação foi feita em seu X, antigo Twitter, justamente após vencer a prova dos 100m rasos.
“Tenho asma, alergias, dislexia, DDA (Déficit de Atenção), ansiedade e depressão. Mas vou lhe dizer que o que você tem não define o que você pode se tornar”, diz o texto.
Imagens registradas após a prova mostram também o competidor recebendo atendimento médico da equipe olímpica. Sentado no chão, o atleta foi amparado e colocado em uma cadeira. Na sequência, colocado na cadeira de rodas para deixar o local de prova.
Quem é Noah Lyles
Para além do talento indiscutível nas pistas, o corredor norte-americano se tornou conhecido por conta de um comentário polêmico sobre os jogadores de basquete dos Estados Unidos.
Durante o Campeonato Mundial de Atletismo de 2023, disputado em Budapeste, Lyles fez um desabafo sobre o uso da expressão ‘Campeões Mundiais’ em ligas de esportes norte-americanos, insinuando que ser campeão da NBA, maior liga nacional de basquete do mundo, não significa ser campeão mundial. A resposta foi o Dream Team montado por LeBron James, Stephen Curry e companhia que está disputando os Jogos de Paris.
Lyles é o atual campeão mundial dos 100m e 200m rasos, além de ter conquistado a medalha de bronze dos 200m em Tóquio 2020. Além do lado esportista, tem o lado ‘nerd’. Fã da obra japonesa “Yu-Gi-Oh!”, o americano coleciona as cartas do desenho e tem o costume de mostrar esses cards durante as classificatórias olímpicas.
Veja as imagens que flagram o atendimento a Noah Lyles, diagnosticado com covid
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.