PUBLICIDADE

Olimpíadas 2024: federação investiga e cita ‘disputas políticas’ após argelino não enfrentar lutador

No judô, Messaoud Redouane Dris, da Argélia, não apareceu para lutar contra israelense Tohar Butbul

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O lutador argelino Messaoud Redouane Dris pode ser desclassificado da disputa pelo Judô nos Jogos Olímpicos de 2024. O atleta deveria lutar nesta segunda-feira, 29, contra Tohar Butbul, de Israel. Dris, porém, não apareceu para a luta, por, segundo a Federação da Argélia, estar 400g acima do peso para a categoria de até 73kg.

No entanto, O Comitê Olímpico de Israel alega que o argelino não compareceu por motivações políticas. Em nota, a presidente afirmou que a situação é uma “vergonha” e pediu que a delegação da Argélia seja punida. A Federação Internacional de Judô vai investigar o caso e pode desclassificar Messaoud Redouane Dris.

Atleta de Israel fica sozinho no tatame após argelino não comparecer à luta Foto: Luis Robayo/AFP

PUBLICIDADE

Por não ter comparecido à luta, o atleta argelino teve a derrota decretada por Ippon - pontuação mais alta do judô. Com isso, Tohar Butbul venceu a luta. A Federação argelina saiu em defesa de Dris, afirmando que problemas de sobrepeso podem acontecer com qualquer atleta.

Dris ainda contou com o apoio da patrocinadora da delegação da Argélia. “Dris conquistou o respeito de todos. Honra e a causa (palestina) vêm antes de qualquer outra coisa”, disse a Mobilis, de acordo com a Reuters. A imprensa local também prestigiou o atleta.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.