PUBLICIDADE

Olimpíadas 2024: por que as ginastas são baixas? Entenda a estatura das atletas

Modalidade é conhecida pela altura abaixo da média ‘comum’ comparada a outros esportes; veja a altura das brasileiras em Paris

PUBLICIDADE

Foto do author Sergio Neto
Atualização:

Celeiro de tantas revelações no esporte mundial, o Brasil também se destaca na ginástica. Prova disso são os resultados conquistados pela equipe feminina nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Rebeca Andrade, Flávia Saraiva e Júlia Soares se classificaram para finais individuais neste domingo. Além, é claro, do resultado do grupo como um só: classificado para as finais como 4º melhor país no geral.

PUBLICIDADE

Medalhista em Tóquio-2020, Rebeca Andrade foi quem mais se destacou entre as brasileiras. Ao todo, foram 4 finais: do individual geral, salto, trave e solo. Mas as outras ginastas não deixaram a desejar. Flávia Saraiva vai disputar medalha no individual geral, enquanto Júlia Soares é finalista da trave.

Com o sucesso indiscutível das brasileiras em Paris, surge também a pergunta: será que a estatura faz diferença na performance das atletas? Vale destacar que a altura das ginastas é a seguinte: Rebeca Andrade tem 1,55m, Flávia Saraiva tem 1,48m e Júlia Soares mede 1,53m. Ainda na equipe feminina, Jade Barbosa e Lorrane dos Santos têm 1,53m.

Júlia Soares e Rebeca Andrade celebram resultado da equipe feminina em Paris-2024. Foto: Loic Venance/AFP

Afinal, tamanho é documento?

A resposta para a pergunta anterior é sim, a baixa estatura faz toda a diferença na ginástica. O primeiro motivo está relacionado à execução dos diversos movimentos. O centro de gravidade dos ginastas está mais próximos ao solo, facilitando movimentos acrobáticos, saltos e giros no ar. Quando uma pessoa mais baixa salta, ela é capaz de executar mais movimentos no ar do que uma pessoa mais alta. Ou seja, tem maior facilidade e diversidade na execução de movimentos.

Outro motivo que justifica a baixa estatura dos ginastas é o impacto. Os atletas desta modalidade têm a tendência de iniciar no esporte muito cedo. O impacto causado pelos saltos e pousos no solo têm impactos significativo em juntas e articulações, especialmente dos joelhos, tornozelos e quadris. Assim sendo, o crescimento é prejudicado.

Portanto, a tendência a crescer automaticamente diminui se a pessoa iniciar na ginástica muito cedo. A prática do esporte como um hobby, entretanto, não tem a mesma influência de uma pessoa que é ginasta profissional. Caso a atividade seja leve, não deve afetar no crescimento. Especialistas indicam até o início da prática de ginástica apenas aos 14 anos quando, em média, o ser humano já está com o crescimento avançado.

É válido ressaltar que a altura de uma pessoa é drasticamente definida por fatores hereditários. Por mais que a prática da modalidade possa influenciar na estatura da pessoa, o código genético tem grande responsabilidade para determinar a altura de alguém.

Publicidade

A decisão das equipes será na próxima terça-feira, dia 30, às 13h15 (horário de Brasília). Já a final das provas individuais têm previsão de acontecer na quinta, dia 1º de agosto, no mesmo horário.

Equipe feminina do Brasil está na final de Paris-2024. Foto: Loic Venance/AFP

Qual a altura das ginastas brasileiras em Paris-2024?

  • Flávia Saraiva (24 anos) - 1,48m;
  • Rebeca Andrade (25 anos) - 1,55m;
  • Júlia Soares (18 anos) - 1,53m;
  • Lorrane dos Santos (26 anos) - 1,53m;
  • Jade Barbosa (33 anos) - 1,53m.
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.