O Comitê Olímpico Holandês anunciou que o atleta Steven van de Velde vai ficar em um quarto isolado durante os Jogos Olímpicos de Paris. O jogador de vôlei de praia foi condenado em 2016 pelo estupro de uma menina de 12 anos.
De acordo com o Comitê Olímpico Holandês, a medida tem como objetivo “garantir um ambiente esportivo seguro para todos os participantes olímpicos”. Além de ficar fora da Vila Olímpica, Steven van de Velde não vai ter contato com outros membros da delegação holandesa e imprensa.
”O Comitê Olímpico Holandes decidiu implementar essas medidas após uma estreita consulta com o atleta e seus companheiros de equipe”, diz a nota.
Em 2014, Steven van de Velde tinha 19 anos quando conheceu uma estudante de 12 anos na internet. O atleta foi até o Reino Unido e forçou a jovem a ter relações sexuais. A condenação de quatro anos veio em março de 2016.
Leia mais
Depois de cumprir um ano no Reino Unido, inclusive perdendo os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, Steven van de Velde retornou à Holanda e teve a pena ajustada. Em liberdade, o atleta voltou a competir em 2017.
Em Paris, Steven van de Velde vai formar dupla com Matthew Immers. A estreia será contra os italianos Ranghieri e Carambula, no próximo domingo, 28.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.