É oficial: os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028, terão a inclusão de cinco novas modalidades. São elas: beisebol/softbol, críquete, flag football, lacrosse e squash. A adição das modalidades foi aprovada nesta sexta-feira pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) após pedido pelo Comitê Organizador Local.
Flag football e squash farão sua primeira participação em Olimpíadas na história. Os esportes nunca participaram de nenhum programa olímpico antes. Já lacrosse e críquete ficaram mais de cem anos sem disputa. O beisebol/softbol, que esteve em Tóquio-2020 (em jogos realizados no Fukushima Azuma Baseball Stadium), mas que não estará em Paris-2024, retorna para Los Angeles-2028.
O regulamento dos Jogos Olímpicos permite que o Comitê Organizador Local solicite a inclusão e/ou a exclusão de algumas modalidades. A decisão, entretanto, deve ser debatida por meio da Comissão do Programa Olímpico antes de emitir uma recomendação ao Conselho Executivo da entidade.
O dilema do boxe
Se por um lado há festa aos atletas das novas modalidades, no boxe a história é diferente. Tradicional presença nos Jogos Olímpicos, o esporte de combate não está certo para 2028. A nobre arte vive uma crise política após escândalos financeiros na Federação Internacional. A presença em Los Angeles ainda é incerta. Em Tóquio-2020, o Brasil faturou nada menos que três medalhas na modalidade.
Conheça as novas modalidades
O que é flag football? É uma espécie de primo do futebol americano. Ele e o squash nunca estiveram na programação de uma Olimpíada. Já críquete e lacrosse até apareceram no quadro, porém há mais de 100 anos. O críquete esteve nos Jogos de 1900, em Paris, enquanto o lacrosse foi disputado em duas ocasiões, nos anos de 1904, em Saint Louis, nos EUA, e 1908, em Londres. O que é lacrosse? É um esporte de equipe, em que os atletas usam um taco de lacrosse, que possui uma rede na ponta. Os jogadores usam o taco para carregar, passar, pegar e atirar a bola para o gol.
O beisebol e o softbol, que é sua adaptação feminina, estrearam em Barcelona-1994 e Atlanta-1996, respectivamente. Foram mantidos até Pequim-2008, saíram nas edições seguintes e voltaram nos Jogos de Tóquio, disputados em 2021, mas não entraram no programa de Paris-2024.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.