Publicidade

Com número recorde, Time Brasil tem novatos que querem mostrar serviço

Delegação brasileira terá 465 atletas na olimpíada

PUBLICIDADE

Foto do author Marcio Dolzan
Robert Scheidt, acima, vai em busca de sua sexta medalha olímpica. Foto: Fabio Motta/Estadão
Ao centro, Bruna Takahashi vai estrear como a mais nova atleta do Time Brasil. Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Izabella Chiappini é a máquina de gols do polo aquático Foto: Satiro Sodre/SSPress

O ginasta Sérgio Sasaki é outro que já se sente plenamente um atleta olímpico. E esse sentimento aumentou no domingo, quando ele chegou à Vila. “A expectativa era grande. Todo mundo queria vestir esse uniforme do Time Brasil e vir para a Vila para sentir o espírito olímpico”, afirmou. “Estar aqui dentro da Vila já ajuda a aumentar o foco na competição.” A experiência olímpica ajuda a transformar os atletas. Mesmo que as chances de medalha sejam remotas, para alguns atletas passar por esse teste é importante para o futuro. Bruna Takahashi, do tênis de mesa, foi chamada para os Jogos do Rio e é a atleta mais nova da delegação, com 16 anos. Nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no ano passado, ela era apenas uma promessa e nem convocada foi. Mas os bons resultados na reta final a colocaram na equipe e agora ela terá a chance de adquirir experiência para muitas outras Olimpíadas que pode ter pela frente.

PUBLICIDADE

Esse foi o caso de Ana Sátila, da canoagem slalom. Nos Jogos de Londres ela era a caçula da delegação, com apenas 16 anos, mas agora chega ao Rio com uma experiência de Olimpíada nas costas e até com chance de brigar por uma medalha.

“Creio que cresci no esporte com essa experiência. Na época não consegui alcançar vaga nas semifinais, mas hoje estou mais maduro e chego com mais responsabilidade. Em 2012 tudo era novo, hoje consigo driblar mais isso e focar nos meus objetivos”, explica.

VETERANOS O Time Brasil também conta com atletas experientes. São 149 atletas que já disputaram uma Olimpíada antes e que vão ajudar o País a ir em busca das medalhas. O velejador Robert Scheidt, por exemplo, vai em busca de sua sexta medalha: ele tem duas de ouro, duas de prata e uma de bronze. No total, dos 465 atletas do Time Brasil, 36 já subiram ao pódio. Entre os vitoriosos estão nomes como Jaqueline, Sheilla, Thaisa e Serginho, do vôlei, Sarah Menezes, Mayra Aguiar, Rafael Silva e Tiago Camilo, do judô, e Arthur Zanetti, da ginástica artística, entre outros.

 Foto: Arte/Estadão

PARTICIPE Quer saber tudo dos Jogos Olímpicos do Rio? Mande um WhatsApp para o número (11) 99371-2832 e passe a receber as principais notícias e informações sobre o maior evento esportivo do mundo através do aplicativo. Faça parte do time "Estadão Rio 2016" e convide seus amigos para participar também!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.