Comitê Rio-2016 divulga pôsteres oficiais dos Jogos

Composições foram realizadas por 12 artistas brasileiros e uma colombiana

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

O Comitê Organizador da Olimpíada apresentou nesta terça-feira, no Museu do Amanhã, os 15 pôsteres oficiais do Rio-2016. São 13 pôsteres de arte, sendo 12 desenhados por renomados artistas brasileiros, além da arte da colombiana Olga de Amaral. Completam a coleção os logos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016.

PUBLICIDADE

"Você tem o Brasil e os Jogos representados de maneiras muito diferentes, desde o menino com a pipa, a tocha, os aros..." disse Carla Camurati, diretora de cultura do Rio-2016. A pipa, no caso, está no pôster do artista plástico Kobra. Ele colocou sua tradicional aquarela de cores nas costas de um menino que empina uma pipa olhando para uma favela e para o Cristo Redentor.

Outros pôsteres apresentam o Rio e o movimento olímpico de forma muito mais subjetiva, como na arte de Guto Lacaz, de Claudio Tozzi e de Alexandre Mancini. Por outro lado, Rico Lins pintou com giz uma tocha com os anéis olímpicos dançando como um bambolê.

Pôsteres oficiais dos Jogos Olímpicos ficarão expostos no Museu do Amanhã até 22 de julho Foto: Wilton Junior/ Estadão

A lista de artistas ainda tem Antonio Dias, Beatriz Milhazes, Ana Clara Schindler, Gringo Cardia (em parceria com Geléia da Rocinha), Gustavo Greco, Gustavo Piqueira, Guto Lacaz, Juarez Machado e Rico Lins.

Publicidade

Os pôsteres ficam em exposição no Museu do Amanhã até o dia 22 de julho, depois seguem para o Parque Olímpico de Deodoro. As reproduções, à venda na loja do museu e nas lojas Rio 2016, custam de R$ 30 a R$ 50, dependendo do tamanho.