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Olimpíadas 2024: por que atletas têm tirado selfies no pódio em Paris?

‘Ritual’ tem se tornado cada vez mais comum desde os Jogos de Tóquio e revela flexibilidade do COI para campanhas de marketing

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Foto do author Vinícius Harfush
Atualização:

Além da entrega de medalhas, brindes para os campeões e execução do hino nacional, os atletas olímpicos tem adicionado um novo ‘ritual’ em dos pódios da competições nas Olimpíadas de Paris-2024. Não é difícil flagrar os medalhistas se juntando para uma selfie de comemoração após o título e essa ação pode ser explicada tanto pelo avanço da hiperconectividade da população, mas também por uma jogada de marketing.

Nos Jogos Olímpicos deste ano, uma das principais patrocinadoras do evento é a empresa de tecnologia Samsung. A gigante sul-coreana distribuiu mais 15 mil aparelhos celulares para os atletas que estão disputando a competição. E são com esses celulares que os atletas tem registrado as imagens no pódio, ato que era proibido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) até a edição de Tóquio, em 2021.

Rayssa Leal tira selfie ao lado da medalhista de ouro, Coco Yoshizawa, e de Liz Akama, que ficou com a prata. Foto: Vadim Ghirda/AP

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O momento da premiação é um dos mais vistos e fotografados durante as Olimpíadas, tornando-se o momento perfeito para unir uma boa campanha de marketing com um costume cotidiano adotado por quase todas as pessoas que querem registrar momentos marcantes da vida.

A Samsung fechou um acordo com o COI para garantir a flexibilidade do uso de celulares no pódio nesta edição. A regra 40, estipulada neste ano, concede, de certa maneira, o interesse dos patrocinadores durante os atos olímpicos.

Para o CEO da agência Heatmap e especialista em marketing esportivo, Renê Salviano, é interessante que o comitê internacional busque essa flexibilização e adequação a essa era do merchandising e hiperconexão.

“O COI tem razão em blindar os parceiros oficiais, que fazem altos investimentos para se colocarem no evento em nível global. No entanto, é preciso também que haja um entendimento de que as Olimpíadas são o ápice das carreiras dos competidores e é justamente neste momento que eles podem faturar com receitas de publicidade de forma mais robusta. É uma discussão sensível, mas este passo de liberação para que os atletas registrem imagens no pódio pode ser o início de uma flexibilização maior daqui pra frente”, afirma.

Selfie tirada após a premiação do triathlon feminino. Na foto, Julie Derron, da Suíça (esquerda), a francesa Cassandre Beaugrand (centro) e Beth Potter (direita), da Grã-Bretanha. Foto: Vadim Ghirda/AP

Entre os casos mais famosos nestes Jogos de Paris está a selfie entre os atletas medalhistas no tênis de mesa. A dupla sul-coreana Lim Jong-hoon e Shin Yu-bin usou seus celulares cedidos pela Samsung para tirar uma foto ao lado de uma dupla chinesa e outra norte-coreana. A ação chama a atenção porque Coreia do Sul e Coreia do Norte mantém relações políticas extremamente tensas há décadas. Mas o assunto ficou de lado na hora do registro em selfie.

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Rayssa Leal, bronze no skate street, também foi flagrada usando seu celular para tirar uma foto com as medalhistas japonesas da prova, Coco Yoshizawa (ouro) e Liz Akama (prata).

Também no skate, é possível ver atletas usando seus celulares durante a execução da prova, colocando músicas em seus fones de ouvido antes de descerem na pista para fazer as manobras. A própria skatista brasileira afirmou que escutou Djavan durante a prova que lhe deu o terceiro lugar no pódio.

O especialista em marketing esportivo e CEO da Wolff Sports, Fábio Wolff, também vê com bons olhos a entrada de empresas para explorar esse lado do marketing nas Olimpíadas. “A ação abre a possibilidade para outras ações com o mesmo fim. As ativações comerciais estão presentes em grandes eventos mundiais. Com um certo atraso, mas antes tarde do que nunca, os jogos olímpicos sinalizam para uma abertura nesse sentido”.

Lim Jong-hoon e Shin Yubin, da Coreia do Sul, tiram selfie com atletas da China e da Coreia do Norte após a premiação do tênis de mesa em duplas. Foto: Petros Giannakouris/AP
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