Nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, o Brasil não conseguiu quebrar recordes de medalhas e colocação no ranking de países e, portanto, não protagonizou seu melhor desempenho na competição, conquistado na edição anterior. Em Tóquio 2020 o País foi o 12º na tabela com 21 medalhas (7 ouros, 6 pratas e 8 bronzes).
Nesta edição, o Brasil terminou na 20ª colocação com 20 medalhas no total. São 3 de ouro, 7 de prata e 10 de bronze. Os grandes destaques em Paris foram as atletas mulheres, que somam a maior parte dessas conquistas com doze medalhas.
Rebeca Andrade, da ginástica, subiu no pódio em quatro oportunidades e, com as conquistas, se tornou a maior atleta do Brasil em Olimpíadas com seis medalhas no total. Rayssa Leal, no skate, Bia Souza e Larissa Pimenta, no judô, e Bia Ferreira, boxe, foram outras atletas que levaram medalha em disputas individuais.
As atletas da ginástica também subiram no pódio na disputa por equipes feminina, assim como o time de judô do Brasil, medalha de bronze na disputa por equipes mista, que tem homens e mulheres no time.
Ana Patrícia e Duda bateram a dupla canadense no vôlei de praia e faturaram o terceiro ouro do Brasil em Paris. Juntas desde o fim das Olimpíadas de Tóquio, as brasileiras conquistaram a primeira medalha em Jogos juntas.
No surfe, Tatiana Weston-Webb ficou com a prata. Uma medalha inédita na categoria feminina. No masculino, Gabriel Medina também conquistou sua primeira medalha em Olimpíadas e levou o bronze nas provas disputadas no Taiti.
Quem também ficou com o bronze foi Alison dos Santos, o Piu. O brasileiro se recuperou após uma fase classificatória abaixo do esperado e foi o terceiro melhor nos 400m com barreiras.
Na canoagem, Isaquias Queiroz fez uma prova de recuperação impressionante e ficou com a prata. Foi sua quinta conquista olímpica, o que o coloca como segundo atleta com mais medalhas no Brasil, empatado com os velejadores Torben Grael e Robert Scheidt, e atrás de Rebeca Andrade, que tem seis.
Caio Bonfim fez história e ficou com a prata na marcha atlética categoria 20km masculina. William Lima também foi prata no judô, categoria até 66kg. No taekwondo, Netinho ficou com o bronze após derrotar o espanhol Javier Pérez Polo. Já Augusto Aiko, o ‘Japinha’, levou sua primeira medalha olímpica, um bronze no skate park.
Veja abaixo todas as medalhas que o Brasil conquistou nas Olimpíadas de Paris 2024
Medalha de ouro
Rebeca Andrade
- Solo da ginástica artística feminina
Bia Souza
- Judô feminino categoria acima dos 78kg
Ana Patrícia e Duda
- Vôlei de praia feminino
Medalha de prata
Rebeca Andrade
- Individual geral da ginástica artística feminina
- Salto sobre a mesa da ginástica artística feminina
Caio Bonfim
- Marcha atlética masculino categoria 20km
William Lima
- Judô categoria até 66kg
Tatiana Weston-Webb
- Surfe feminino
Isaquias Queiroz
- Canoagem C1 1000
Futebol feminino
- Seleção brasileira de futebol feminino
Medalha de bronze
Rayssa Leal
- Skate street feminino
Larissa Pimenta
- Judô categoria feminina até 52kg
Bia Ferreira
- Boxe feminino categoria peso leve
Gabriel Medina
- Surfe masculino
Alison dos Santos ‘Piu’
- 400 metros com barreiras
Augusto Aiko
- Skate park marculino
Equipe feminina de ginástica artística
- Competição geral por equipes
Equipe mista de judô
- Competição geral por equipes
Vôlei feminino
- Seleção brasileira de vôlei feminino
Edival Pontes (Netinho)
- Taekwondo
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.