PUBLICIDADE

Olimpíadas 2024: Quem é o cubano que pode quebrar marcas de Phelps e Carl Lewis

Lenda do wrestling, Mijaín López pode ser o primeiro a conquistar a medalha de ouro em cinco edições seguidas

PUBLICIDADE

Atualização:

Paris pode ser palco de algo histórico. Se for ouro no wrestling, o cubano Mijaín López se torna o único atleta a conquistar a medalha de ouro em cinco Olimpíadas seguidas, superando estrelas como Michael Phelps e Carl Lewis.

Lenda do esporte de combate, Mijaín López tem 41 anos e na última segunda-feira, 5, garantiu a classificação para a final na categoria acima dos 130kg ao vencer Sabah Saleh Shariati, do Azerbaijão.

Mijaín López pode ser o único atleta a ganhar ouro em cinco edições seguidas Foto: Eugene Hoshiko/AP

PUBLICIDADE

A final será contra o chileno Yasmani Acosta, na noite desta terça-feira, 6. O horário ainda não está definido. Em caso de vitória, Mijaín López repete os feitos de Pequim-2008, Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020.

Isso faria o cubano superar seis atletas que conseguiram o ouro em quatro Olimpíadas seguidas: os americanos Michael Phelps, Carl Lewis, Al Oerter e Katie Ledecky, o dinamarquês Paul Elvstrom e o japonês Icho Kaori.

Nascido em Herradura, Mijaín López começou no esporte cedo, mas não foi na luta. O cubano chegou a se aventurar no beisebol antes de fazer história no wrestling. História essa que vai chegar ao fim nesta terça-feira, 6.

Mijaín López, que chegou a ficar dois anos sem treinar depois do ouro nos Jogos de Tóquio, decidiu que vai se aposentar depois das Olimpíadas de Paris.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.