PUBLICIDADE

Rebeca bate Simone Biles, que cai sentada, e conquista bi do salto no Mundial de Ginástica Artística

É a sétima medalha da ginasta brasileira, que também foi campeã da modalidade em 2021, quando a rival americana não participou das disputas. Nas provas anteriores na Bélgica, Biles estava levando a melhor

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Rebeca Andrade travou mais uma disputa emocionante com Simone Biles neste sábado, dia 7, Mundial de Ginástica Artística da Antuérpia, na Bélgica. Desta vez, a atleta brasileira levou a melhor diante da americana e conquistou a medalha de ouro no salto. Simone Biles foi a primeira a saltar e estabeleceu média de 14,549 de pontuação. A marca só foi superada após dois saltos impecáveis de Rebeca, que atingiu média de 14,750 para confirmar o seu bicampeonato na prova.

PUBLICIDADE

As duas atletas voltaram a protagonizar a briga pelo ouro, assim como já havia acontecido na sexta-feira, quando tiveram posições invertidas no individual geral, com Simone Biles vencendo o ouro e Rebeca Andrade ficando com a prata. Esta é a sétima medalha da ginasta do Brasil, que também foi campeã nesta modalidade em 2022, quando a americana não participou das provas. Considerada por muitos a melhor atleta da história do esporte, Simone Biles alcança sua 22ª medalha em Mundiais. A disputa também deu mostras de como as duas serão nos Jogos de Paris, em 2024.

A medalha de bronze ficou com a Seyong Yeo, da Coreia do Sul, que teve nota de 14,416. Esta é a terceira medalha de Rebeca Andrade nesta edição do Mundial, o que estabelece um novo recorde para o Brasil em uma única edição do torneio. Ela havia aberto as disputas com medalha de prata por equipes.

Rebeca deixa Biles para trás e é ouro no salto do Mundial de Ginástica. Foto: Geert vanden Wijngaert/AP

Simone Biles cai sentada

No primeiro salto, Biles foi ousada na acrobacia com seu salto característico Biles II, mas perdeu a base na aterrissagem e caiu sentada. Ela ficou com nota de 14,433. Em sua segunda tentativa, a americana chegou próxima à perfeição ao tentar um Cheng e conseguiu nota de 14,666. Primeira atleta a se apresentar, Biles cravou média de 14,549 e não foi superada por nenhuma das outras sete competidoras até o último salto, de Rebeca Andrade.

Rebeca explodiu a torcida com dois saltos impecáveis. Primeiro, a brasileira cravou o Cheng e garantiu nota de 15,000. Na sequência, fez um Yurchenko com dupla pirueta e já saiu comemorando. A nota de 14,500 garantiu média de 14,750 e o ouro para a atleta de São Paulo. A outra medalhista do dia puxou um salto reversão com pirueta e meia cravada e teve nota de 14,600. No segundo salto, Seojeong fez um Yurchenko com dupla pirueta e atingiu nota de 14,233, média de 14,416.

As competições do dia foram abertas com a disputa da final do solo masculino, vencida pelo israelense Artem Dolgopyat, que teve média de 14,866 após dois saltos. Kazuki Minami, do Japão, ficou com a prata, e Milad Karimi, do Casaquistão, com o bronze.

Rebeca deixa Biles para trás e é ouro no salto do Mundial de Ginástica. Foto: Lionel Bonaventure/AFP

O que disse Rebeca

“Esta vitória significa que nosso trabalho continua dando certo, tanto na parte mental quanto na parte física. O trabalho de todo mundo ali para eu conseguir controlar minha cabeça e meu corpo na hora do salto. Eu não me importo muito de ser a última, não (na apresentação). Foi bastante tranquilo e tentei ficar bem concentrada para fazer minha parte. Hoje, vou descansar porque amanhã (domingo) tem trave e solo, que acabam com a gente”, disse Rebeca em entrevista ao SporTV após mais um ouro para seu currículo.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.