Dentre as opções que avaliou depois de deixar a Fórmula 1, no fim do ano passado, estava a Stock Car. Mas, como disse ao Estado, desejava prosseguir competindo, ainda, com monopostos, carros tipo fórmula, e a Indy foi a escolha natural. Terminou em 12.º a temporada encerrada no dia 15, em Fontana, na Califórnia, pela equipe KV. Agora Rubens Barrichello tem a oportunidade de experimentar a categoria que sempre desejou conhecer, a Stock Car.Será apenas uma corrida isolada, por enquanto, a última do campeonato. Sua meta em 2013 é dar sequência ao trabalho iniciado nos Estados Unidos, na Indy. "Mas muito provavelmente algum dia vou correr de forma regular na Stock Car, é algo que sempre vi com imenso carinho", disse Rubinho ao Estado. E o motivo, agora, para antecipar seus planos profissionais não é, essencialmente, esportivo."Há esse lado, de eu querer conhecer a Stock Car, mas a razão principal é bem mais nobre, o projeto que eu e o Tony temos de assistência social. Há um tempo já criamos o Instituto Barrichello Kanaan (IBK) para ajudar as crianças, jovens e adultos. É uma maneira de retribuir um pouco da ajuda que sempre tive na carreira", explica o piloto de maior longevidade na história da Fórmula 1, com participação em 325 GPs em 19 anos de atividade e dois vice-campeonatos do mundo, 2002 e 2004.O valor do contrato de Rubinho com a equipe Medley/Full Time é público, R$ 230 mil, os quais serão destinados integralmante ao IBK. Dia 15 Rubinho deve realizar o primeiro teste com o Stock Car, em Curitiba.Ontem Rubinho sentou no carro e segundo a assessoria da equipe comentou: "É uma sensação completamente diferente do meu dia a dia. Eu não vejo as rodas, tem uma cabine em cima de mim. Mas a adaptação será bem rápida", afirmou.A Corrida do Milhão da Stock Car será no dia 9 de dezembro em Interlagos. É a 12.ª e última etapa do calendário, quando provavelmente o título será decidido. Hoje, após 8 provas, Cacá Bueno lidera com 115 pontos, seguido por Ricardo Mauricio, 112, e Daniel Serra, 99. A próxima corrida será domingo, no Autódromo de Tarumã, em Porto Alegre.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.