Mundo do esporte reage à aposentadoria de Nadal: ‘A quadra de tênis nunca mais será a mesma’

Espanhol de 38 anos vai disputar Copa Davis em novembro antes de dar adeus às quadras em definitivo; Federer, Cristiano Ronaldo, entre outros nomes homenagearam o tenista

PUBLICIDADE

Foto do author Murillo César Alves
Atualização:

Rafael Nadal, um dos maiores nomes do tênis na história, anunciou nesta quarta-feira, 10, que irá se aposentar ao final de 2024, com a disputa da Copa Davis. Ao longo dos últimos anos, espanhol lidou com lesões na carreira, mas tentava retornar às quadras para as disputas de Grand Slam. Após a decisão nas redes sociais, o tenista recebeu apoio de diversos nomes do mundo do esporte nas redes sociais.

“Nesta vida, tudo tem um começo e um fim e acho que é o momento apropriado para pôr fim a uma carreira que tem sido longa e muito mais bem-sucedida do que eu poderia ter imaginado. Estou muito animado que meu último torneio será a final da Copa Davis e representando meu país. Acho que fechei o círculo, já que uma das minhas primeiras grandes alegrias como tenista profissional foi a final da Copa Davis em Sevilla em 2004″, afirmou o espanhol.

O perfil oficial do ATP Tour afirmou que o “a quadra de tênis nunca mais será a mesma”. Nadal brilhou em todos os pisos e impôs um domínio sobre seus adversários desde 2005, com destaque para saibro, no qual se sagrou campeão por incríveis 14 vezes em Roland Garros, um recorde entre todos os Grand Slams. O perfil oficial da competição também republicou o anúncio de aposentadoria de Nadal.

Federer e Nadal rivalizaram nas quadras ao longo dos anos. Foto: Lionel Cironneau/AP

PUBLICIDADE

O espanhol ganhou o Roland Garros pela última vez em 2022, antes de passar por dois anos sofrendo de lesão. Ele deixará as quadras defendendo a Espanha diante de sua torcida, em Málaga, entre os dias 19 e 24 de novembro, na Copa Davis. O Comitê Olímpico Espanhol e a Federação de Tênis do país exaltaram o seu legado no esporte.

Nadal ajudou a mudar a história do tênis ao lado do suíço Roger Federer e do sérvio Novak Djokovic nas últimas duas décadas. Juntos, formaram o chamado “Big 3″, que começou a se desfazer em 2022, quando Federer anunciou sua aposentadoria. O próximo da lista agora é Djokovic, que vem evitando falar sobre o assunto, mas já indicou que agora só se concentra em grandes torneios.

O suíço prestou homenagens a Nadal no Instagram. “Que carreira, Rafa. Sempre torci para que este dia nunca chegasse. Obrigado pelas memórias inesquecíveis e pelas suas conquistas incríveis no esporte que amamos”, escreveu Federer. “Foi uma honra.” O sérvio não se pronunciou oficialmente, mas curtiu a postagem feita pelo espanhol no Instagram.

Nadal conquistou 22 Grand Slams ao longo de sua carreira. Foto: Eduardo Munoz Alvarez/ AP

Cristiano Ronaldo, que se tornou amigo de Nadal durante a passagem pelo Real Madrid – clube de coração do tenista –, reforçou a honra que foi ter acompanhado a carreira do espanhol de perto. “Sua dedicação, paixão e talento incrível inspiraram milhões ao redor do mundo. Foi uma honra testemunhar sua trajetória e poder te chamar de amigo”, escreveu o atacante do Al-Nassr. “Aproveite sua aposentadoria.”

Além do craque português, outros nomes do Real Madrid prestaram homenagens ao espanhol. É o caso de Toni Kroos e Raphael Varane, que também se aposentaram do futebol nesta temporada. “Rafa Nadal é também motivo de orgulho para o nosso país e é um exemplo dos valores essenciais do esporte, com os quais forjou toda a sua extraordinária carreira”, ressaltou Florentino Pérez, presidente do clube merengue.

Publicidade

Referência para nova gerações de tenistas, foi lembrado por Nick Kyrgios, com quem rivalizou em momentos nas quadras. “Tivemos nossas diferenças, mas você sempre foi um guerreiro”, escreveu o australiano. “Não se aposente, Rafa, quero jogar com você uma última vez.” Coco Gauff e Jannick Sinner também lembraram do multicampeão. “É uma notícia muito dura, tenho sorte de o ter conhecido”, disse o italiano.

Surpresa para a família

Nadal informou a decisão a sua família na manhã desta quarta-feira, mas ela foi pega de surpresa ao perceber que o espanhol, de fato, anunciaria ao mundo. “Eu descobri esta manhã, sabia que ele estava se aposentando, mas não sabia que ele estava anunciando isso hoje. Achei que era um momento normal que tinha que chegar e nada mais”, afirmou o tio e ex-treinador do espanhol à TVE.

Impacto econômico

No campo dos negócios e da publicidade, especialistas consideram que Nadal deixou um legado com relação a construção das marcas, e que isso deve ser mantido mesmo ao final da carreira.

“Rafael Nadal não é apenas um dos maiores vencedores da história do esporte, mas também uma referência de resiliência e caráter. Fora das competições, ele continuará sendo uma força de inspiração e conexão para as marcas e seus fãs”, analisa Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.

“Quando se constrói uma carreira sólida dentro e fora das quadras, a relação com os patrocinadores costuma ser longeva. Rafael Nadal se despede do tênis profissional, mas assim como ocorreu com o Roger Federer, muitos parceiros continurão trocando atributos com eles por um longo tempo”, complementa Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.