Após sucesso de João Fonseca nesta temporada, a ESPN se adiantou para renovar seu pacote de transmissão do tênis, em meio ao interesse da TV Globo em readquiri-lo nos últimos meses. Além disso, em sua eliminação no Masters 1000 de Miami, a emissora de TV fechada registrou seu recorde de audiência histórica da modalidade, superando outros nomes da modalidade. O novo vínculo se entenderá até 2029.
O contrato da ESPN dos torneios da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) e da Associação de Tênis Feminino (WTA, na sigla em inglês) se encerraria em 2025, mas a emissora optou por renová-lo para evitar que a TV Globo recuperasse os pacotes em meio à explosão de João Fonseca neste ano.
Leia também
A única competição que a Globo tem os direitos exclusivos para transmissão do tênis é o Rio Open. Os demais torneios de nível ATP 250, 500, 1000 e os quatro Grand Slam (Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open) são transmitidos pelo Grupo Disney tanto na ESPN, quanto no Disney+, no streaming, e foram adquiridos como pacote em 2020.

Neste ano, a emissora carioca já havia explorado Fonseca e transmitido o Challenger de Phoenix, torneio que não está no circuito da ATP e, portanto, fora do pacote da ESPN. A ideia era explorar a audiência e interesse sobre o brasileiro. Na última competição de Fonseca – o Masters 1000 de Miami –, o tenista fez com que a emissora do Grupo Disney registrasse o recorde de audiência com a modalidade.
A partida contra Alex de Minaur, pela terceira rodada do torneio de Miami, fez com que a emissora liderasse as TVs por assinatura, com um resultado 69% superior ao do segundo colocado. Foi o evento mais assistido da TV fechada no período em que foi exibido e superou audiências finais de Grand Slam e embates envolvendo os gigantes da modalidade, como Rafael Nadal, Novak Djokovic, Roger Federer, Serena Williams e Maria Sharapova.
No Miami Open, Fonseca se tornou o atleta mais jovem, desde Carlos Alcaraz, a chegar à terceira fase de um torneio de nível Masters 1000. Ao longo desta semana, o jovem chegou a ser comparado com Jannik Sinner, número 1 do mundo, e pelo próprio tenista espanhol. Também foi exaltado por Novak Djokovic, que classificou o jovem como o “assunto do circuito”. Nesta temporada, ele já conquistou o ATP 250 de Buenos Aires.
Após perder para o australiano, número 11 do mundo, por 2 sets a 1, o brasileiro irá tirar uma semana de “férias”, antes de retomar às atividades no circuito. “Estou de férias agora. Tenho uma semana, vou voltar para o Rio descansar junto com a família, namorada. Depois volto a treinar no saibro por mais duas semanas e volto”, afirmou o brasileiro em entrevista à ESPN.