O brasileiro João Fonseca brilhou em sua estreia no Next Gen Finals, nesta quarta-feira, em Jeddah, na Arábia Saudita, ao derrotar o francês Arthur Fills (20º do mundo) de virada, pelo placar de 3 sets a 1, parciais de 3/4(9), 4/2, 4/1 e 4/1.
Estreante no torneio, que reproduz o formato do ATP Finals, Fonseca entrou em quadra como um “azarão” na competição. No entanto, seu histórico diante de Fills tem sido favorável, já que esta foi a segunda vitória sobre o francês no ano.
No jogo, após um início bastante disputado, Fills conseguiu ser decisivo e abriu vantagem definindo a primeira parcial. A partir daí, o que se viu foi um completo domínio do brasileiro.
João voltou com um jogo mais consistente e minou qualquer chance de reação de Fills que permitiu a virada e amargou uma derrota inesperada em sua estreia no torneio.
“Estou me sentindo muito bem. Desde o começo, imprimi um ritmo muito bom. Fui consistente e mantive meu nível de jogo, foi o mais importante. Mantive a cabeça firme para botar a pressão no saque dele. E consegui vencer os pontos mais importantes”, afirmou João Fonseca.
O resultado foi um passo importante para o tenista buscar a classificação no torneio. Nesta fase de grupos, ele volta à quadra nesta quinta-feira para encarar o americano Learner Tien e encerra a sua participação na sexta, diante do checo Jakub Mensik.
Veja também
Pelas regras do torneio, que reúne os oito melhores tenistas do mundo abaixo de 20 anos, a pontuação é diferente e vence aquele que fizer quatro games em melhor de cinco sets.
Não haverá troca de lados após o primeiro game. Eles trocarão de posição e poderão descansar por 90 segundos após os três primeiros games e também no final do set. Durante o tiebreak, a mudança de lado acontece a cada seis pontos. O intervalo ao final do set será de 90 segundos.
Por fim, outra alteração vai ser o relógio de saque. O tempo entre os pontos será reduzido de 25 para 15 segundos no caso de o ponto ter menos de três golpes. O intervalo entre o primeiro e segundo saque será de oito segundos e um relógio vai mostrar o tempo decorrido.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.