O título do ATP 250 de Buenos Aires de João Fonseca, conquistado neste domingo, 16, movimentou o mundo do tênis. Veículos esportivos e associações internacionais já o tratam como uma “realidade”, com apenas 18 anos, e lendas da modalidade se surpreenderam com o desempenho do atleta. É o caso de Carlos Alcaraz, número 3 no ranking mundial, que elogiou a performance do brasileiro. Nomes da política também se manifestaram.
Sob pressão da torcida argentina, que torcia pelo dono da casa, Francisco Cerúndolo, o representante do País demonstrou frieza e despachou o adversário em uma vitória por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (7/1 no tie break). Com o resultado, ele se tornou o campeão sul-americano mais novo na era ATP Tour e entrou no top 10 dos mais jovens campeões da história, tirando da lista o americano Pete Sampras, ex-número um do mundo e ex-recordista de títulos de Grand Slams.

A postagem que mais badalou as redes sociais no Brasil foi a de Alcaraz, prata olímpico em Paris-2024 e campeão em Roland Garros, Wimbledon (duas vezes) e no US Open. “Impressionante, João! Muitos parabéns!!”, escreveu o espanhol em seu perfil no X (antigo Twitter). Essa foi a segunda vez no final de semana que uma lenda do tênis reconheceu o talento do brasileiro: no sábado, Andy Murray disse que “mal pode esperar” para ver um duelo entre ele e Carlos.
A mídia esportiva internacional também repercutiu a vitória de Fonseca. O Diário Olé, da Argentina, escreveu que o brasileiro “fez história” ao derrotar Cerúndolo, e compartilhou diversos momentos da celebração do atleta nas redes. O portal Eurosport, um dos maiores da Europa, o chamou de “estrela”.
As principais associações do tênis não ficaram de fora do grande momento de Fonseca. O perfil oficial do US Open no X compartilhou o resultado da final do ATP 250 de Buenos Aires com a legenda: “Anote”. O ATP Tour chamou o brasileiro de “prodígio”, enquanto a Tennis TV, veículo oficial de transmissão da associação masculina, disse que “ele é o futuro”. Confira a repercussão internacional:
Nomes da política brasileira também se manifestaram sobre o título do tenista. Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, cidade natal de João, compartilhou uma publicação em que o ex-governador de São Paulo, João Dória, parabenizava o atleta e brincou dizendo que “quando o rei dos paulistas reconhece o talento de um carioca” é porque “estão mandando bem”. O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, foi outro que falou sobre, ressaltando o recorde sul-americano do brasileiro.