PUBLICIDADE

Pouille vence batalha de 5 sets e deixa França perto da final da Davis

Tenista supera o espanhol Roberto Bautista Agut por 3 sets a 2, com parciais de 3/6, 7/6 (7/5), 6/4, 2/6 e 6/4

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

Lucas Pouille

deixou a França perto da final da

PUBLICIDADE

nesta sexta-feira. No segundo jogo do duelo, o francês enfrentou uma batalha de cinco sets para derrotar o espanhol Roberto Bautista Agut por 3 sets a 2, com parciais de 3/6, 7/6 (7/5), 6/4, 2/6 e 6/4, em 3h41min, na quadra dura e coberta da cidade francesa de Lille.

Com o resultado, os anfitriões abriram 2 a 0 sobre a Espanha na série melhor de cinco jogos na semifinal do Grupo Mundial da Davis. Mais cedo, Benoit Paire, estreante da França nesta Davis, arrasou Pablo Carreño Busta por 3 sets a 0 - Paire venceu 16 dos últimos 17 games da partida.

Lucas Pouille comemora importante vitória na Copa Davis Foto: Benoit Tessier/Reuters

O triunfo deixou o time francês perto da grande final da Davis. Agora os anfitriões precisam de apenas uma vitória para fechar o confronto. Este ponto pode vir já no sábado, no duelo de duplas. A equipe francesa será representada por Nicolas Mahut e Julien Benneteau, enquanto os espanhóis terão Feliciano López e Marcel Granollers.

Para aumentar a vantagem da França, Pouille precisou superar a própria irregularidade ao longo da partida. O tenista número 1 da equipe da casa, e 19º do mundo, cometeu 87 erros não forçados, quase o dobro dos 48 do rival espanhol. Ele compensou parte destes vacilos com suas 52 bolas vencedoras, diante de 29 de Bautista Agut, 26º do ranking.

Publicidade

Além disso, disparou 19 aces. O espanhol anotou apenas seis. O tenista da França ganhou a partida mesmo obtendo menos quebras de saque na partida. Foram quatro, contra cinco do representante da Espanha.

O vencedor deste confronto vai encarar na final o vitorioso do duelo entre Estados Unidos e Croácia. E, assim como acontece no duelo em Lille, o anfitrião está com boa vantagem. Jogando no saibro de Zadar, na Croácia, os anfitriões lideram a série melhor de cinco por 2 a 0.

O segundo ponto do confronto foi obtido por Marin Cilic, vice-campeão do Aberto da Austrália e atual número seis do mundo. Ele derrotou o jovem Frances Tiafoe, 40º do mundo, de apenas 20 anos, por 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 6/3 e 7/6 (7/5), em 2h14min.

A equipe croata poderá sacramentar a vaga na final neste sábado, no duelo entre Ivan Dodig e Mate Pavic e Mike Bryan e Ryan Harrison. O primeiro triunfo do dia foi conquistado por Borna Coric sobre Steve Johnson por 6/4, 7/6 (7/4) e 6/3.

PUBLICIDADE

Cilic faturou a segunda vitória croata do dia ao dominar o rival americano. Mais experiente, o tenista da casa disparou 13 aces e 29 bolas vencedoras, contra nove e 15 de Tiafoe, respectivamente. O favorito falhou menos também: foram 39 erros não forçados, diante de 42 do adversário. Cilic faturou cinco quebras e sofreu apenas uma.

THIEM TAMBÉM VENCE

Pelos playoffs do Grupo Mundial da Davis, Dominic Thiem fez bonito ao arrasar Jordan Thompson por 3 a 0, com parciais de 6/1, 6/3 e 6/0, em duelo entre Áustria e Austrália, que não conta com Nick Kyrgios. No saibro ao ar livre em Graz, na Áustria, o time da casa abriu 2 a 0 nesta sexta. Isso porque, na sequência da vitória de Thiem, Dennis Novak bateu o australiano Alex de Minaur por 3 a 1: 3/6, 6/2, 6/3 e 6/2.

Publicidade

Com estes triunfos, a Áustria ficou a apenas uma vitória de garantir vaga no qualificatório da próxima temporada da Davis, em que a competição passará por diversas mudanças estruturais. O qualificatório vai dar vaga à fase final da nova Davis, cujo Grupo Mundial será todo disputado em novembro, no mesmo local.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.