A eliminação de Gabriel Medina na semifinal do surfe masculino durante as Olimpíadas de Paris 2024 não foi bem digerida pela torcida brasileira. Depois do brasileiro cair para Jack Robinson, da Austrália, em dia de mar pouco agitado na praia de Teahupo’o, no Taiti, diversos internautas se pronunciaram nas redes sociais lamentando e criticando a forma como a prova foi realizada nesta segunda-feira, 5.
A busca por um ‘culpado’ surge porque Medina era considerado favorito na bateria, por mais que Robinson seja, hoje, o terceiro colocado no ranking mundial da Liga Mundial de Surfe (WSL), enquanto o brasileiro é o oitavo.
Entre as ‘justificativas’ mais publicadas, os memes destacam que o Deus Netuno, da mitologia romana, não teria colaborado para o bom desempenho de Medina, enquanto a ‘Mãe Natureza’ também fez greve a resolveu não ajudar o surfista durante a prova.
Além das brincadeiras, algumas pessoas se posicionaram de forma mais séria, criticando a organização dos Jogos de Paris por permitir que os atletas ficassem na água por quase 15 minutos sem conseguir entrar numa onda. Medina só conseguiu uma única onda, onde tirou 6.33. Jack Robinson fechou com duas ondas e um somatório de 12.33.