Depois de terminar a corrida sprint do GP dos EUA, disputada neste sábado (19), apenas na 18ª colocação, Fernando Alonso saiu revoltado com Liam Lawson em Austin. Durante a prova curta do fim de semana, o espanhol ultrapassou o neozelandês na curva 12, mas recebeu o troco na 13 e acabou encurralado pelo rival, que jogou o carro à sua frente.
Ao reduzir a velocidade devido à manobra de Lawson, Alonso ainda perdeu mais um posto para Esteban Ocon, que logo atacou o piloto da RB (Visa Cash App RB) e completou a ultrapassagem dupla. A disputa rendeu até uma reclamação do asturiano pelo rádio: “Esse cara da AlphaTauri é um idiota”, disse — ignorando a nova identidade da equipe rival.
O momento fez com que o espanhol fosse cobrar Liam diretamente após a corrida, bastante irritado com o comportamento do novato. Ao falar com a imprensa, fez questão de se aprofundar nas críticas ao piloto da RB.
“Liam tem seis corridas para demonstrar muito, mas certamente não está tendo a abordagem correta”, cutucou Alonso em fala ao DAZN. “É a carreira dele que está em jogo, não a minha”, disparou o bicampeão mundial.
Apesar das reclamações de Alonso, a direção de prova da Fórmula 1 não tomou medidas sobre a disputa. Enquanto o espanhol foi o 18º, Lawson terminou as 19 voltas de seu retorno à categoria na 16ª colocação.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.