Após uma série de provas canceladas em razão do novo coronavírus, começa neste fim de semana a temporada da MotoGP. A competição terá início na Espanha, em Jerez, e a temporada terá apenas 13 corridas. As provas terão transmissão ao vivo pela Fox Sports. Não há pilotos basileiros no torneio.
O GP da Espanha começa a partir das 9h da manhã deste domingo e o treino classificatório será no mesmo horário, no sábado. Vale lembrar que também serão disputadas as corridas de Moto2, Moto3 e MotoE, categorias de acesso para a MotoGP.
Foram canceladas oito provas na temporada. As corridas nos Estados Unidos, Catar, Holanda, Finlândia, Alemanha, Japão, Austrália e Itália. Há ainda mais três que estão em aberto e ainda não foram confirmadas pela organização: Argentina, Tailândia e Malásia.
Vencedor da licitação para construir um novo autódromo no Rio, o consórcio Rio Motorsports fechou a compra dos direitos de transmissão para o Brasil da temporada 2020 da MotoGP. Além da assinatura desse contrato, o consórcio já tem outro acordo celebrado com a promotora da MotoGP e com a Federação Internacional de Motociclismo (FIM).
Para a temporada de 2022, está prevista a realização de uma etapa no Rio de Janeiro no futuro circuito a ser construído em Deodoro, que seria também para a Fórmula 1. As obras de construção ainda não começaram e dependem da emissão de licenças ambientais.
Confira o calendário da temporada 2020 de MotoGP
- 19 de julho – GP da Espanha – Jerez – Ángel Nieto
- 26 de julho – GP da Andaluzia – Jerez – Ángel Nieto
- 9 de agosto – GP da República Checa – Brno
- 16 de agosto – GP da Áustria – Red Bull Ring
- 23 de agosto – GP da Estíria – Red Bull Ring
- 13 de setembro – GP de San Marino – Misano
- 20 de setembro – GP de Emilia-Romanha – Misano
- 27 de setembro – GP da Catalunha – Barcelona
- 11 de outubro – GP da França – Le Mans
- 18 de outubro – GP de Aragão – MotorLand
- 25 de outubro – Teruel GP – MotorLand
- 8 de novembro – GP da Europa – Ricardo Tormo
- 15 de novembro – GP de Valência – Ricardo Tormo
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.