PUBLICIDADE

F-1: 5 coisas que aprendemos no sábado do GP da Áustria

Verstappen vence corrida sprint frenética e domina a classificação, jogando a McLaren nas cordas

PUBLICIDADE

Por Gabriel Curty/GRANDE PRÊMIO

O sábado, 29, do GP da Áustria foi daqueles. No fim das contas, depois de duas aulas de Max Verstappen, o holandês sai como enorme vencedor do dia, enquanto a McLaren fica nas cordas mesmo com o pódio duplo na sprint da Fórmula 1.

PUBLICIDADE

Na corrida curta, Verstappen levou a melhor depois de um confronto acirrado nas primeiras voltas com Lando Norris e Oscar Piastri. O australiano, aliás, ainda apareceu em segundo, enquanto o inglês chamou de “amadora” a forma como (não) se defendeu de Max depois de executar uma linda ultrapassagem.

Já na classificação, Norris foi segundo, mas tomando um caminhão de décimos para Verstappen — foram 0s4 entre os dois. O grid da corrida deste domingo, 30, ainda conta com George Russell, Carlos Sainz, Lewis Hamilton, Charles Leclerc, Piastri e Sergio Pérez.

Verstappen, da Red Bull, garantiu a pole position do GP da Áustria.  Foto: Jure Makovec/AFP

Verstappen vence sprint no talento, mas Red Bull também mostra força na classificação

O dia dominado por Verstappen foi separado em dois períodos completamente diferentes: mais cedo, a vitória na sprint veio no braço, já que a McLaren tinha todos os elementos para atacar. Ali, Max até perdeu a ponta, mas foi sagaz ao superar Norris e abriu quando Piastri passou o companheiro. Na classificação, totalmente outro mundo, já que Verstappen estava em liga própria, andando quase sempre 0s5 mais rápido que todos. Qual versão de Max e da Red Bull pinta no domingo?

Norris faz papel em 2º na classificação. Hora de mudar atitude para ter chances na corrida

Apesar da distância assustadora para Verstappen na classificação, Norris fez o que era possível e pegou o segundo lugar, uma espécie de pole dos pobres. O problema é que mais cedo ele teve o que definiu como “atitude de amador” ao deixar a porta aberta para tomar o troco de Verstappen. Isso logo depois de uma ultrapassagem linda, linda que tinha feito. É a atitude da ultrapassagem que ele precisa, se for a do troco, melhor pensar só em salvar o segundo lugar. Mas a McLaren teve ter ritmo, sim.

Mercedes confirma boa forma no duelo com Ferrari

A Mercedes deixou claro de novo que não tem o nível da McLaren e de Verstappen, mas no duelo contra a Ferrari ela vai bem, obrigado. Os prateados se saíram dignamente bem na corrida sprint, largam em vantagem de novo no domingo. Até aqui, Russell é o nome do time no fim de semana, mas Hamilton pode e deve surgir forte ali sondando, quem sabe, o lugarzinho mais baixo do pódio. Com Piastri em sétimo e Pérez sendo Pérez, dá para sonhar.

Sainz doma Ferrari para sonhar com pódio. Leclerc sofre de novo

A Ferrari está quicando sem parar em velocidades altas e isso passa bem longe de ser ideal. Mesmo assim, Sainz, até agora, tem entendimento melhor do carro que Leclerc e está com resultados decentes. Olhando para uma Mercedes que não é 100% segura, dá para até sonhar com um pódio, mas as condições são adversas. Charles, por sua vez, sofre mais: pane no SQ3, agora erro no Q3. Sorte dele que Piastri teve volta deletada e Pérez fez mais um trabalho péssimo. Em sexto no grid, dá para trabalhar.

Publicidade

Haas x Alpine: o duelo pelos pontos na Áustria

Não que a briga pelos pontos seja muito chique, mas é o que tem para hoje para Haas, Alpine e, quem sabe, Aston Martin e RB. As duas primeiras são favoritas pelas posições de largada, mas os franceses assustaram, no pior dos sentidos, na sprint com pneus usados. Pode ser a oportunidade de ouro dos americanos retomarem o rumo depois de algumas semanas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.