Depois de ser dominante nos treinos livres e também no Q1 e Q2 do grid classificatório, o holandês Max Verstappen precisou ter sangue frio para confirmar o seu favoritismo e faturar a pole para o GP de Mônaco. A volta redentora aconteceu nos últimos instantes do Q3, quando todos já davam como certa a primeira posição para o espanhol Fernando Alonso. A posição nobre do grid foi obtida com o tempo de 1min11s365.
O espanhol da Aston Martin largará a seu lado na primeira fila, enquanto Charles Leclerc, da Ferrari, ficou na terceira posição, mas foi punido e largará em sexto. A surpresa ficou por conta de Sergio Pérez. O vice-líder do Mundial de pilotos bateu forte ainda no início dos trabalhos, teve de abandonar a sessão de treinos e vai sair em vigésimo, no último lugar.
Lewis Hamilton, que teve dificuldades e quase não se classificou para brigar para chegar ao Q3, ficou com a sexta colocação. À sua frente, Esteban Ocon, com a Alpine, sai em quarto, e Carlos Sainz, da Ferrari, vem logo depois, na quinta posição. O GP de Mônaco acontece neste domingo e tem largada prevista para as 10h (horário de Brasília).
Grid
O Q1 teve início com Verstappen fazendo o tempo de 1min13s784 e assumindo a ponta, seguido por Sergio Pérez, Charles Leclerc e Estebann Ocon. Fernando Alonso entrou pisando forte com a sua Aston Martin e logo se encaixou na terceira colocação.
Os pilotos do pelotão intermediário também mostraram bom desempenho e a surpresa ficou com Lando Norris liderando a sessão. Oscar Piastri, da McLaren, e Zhou Guanyu, da Alfa Romeo, desbancaram o holandês da Red Bull, que caiu para o quarto lugar. Foi quando uma batida forte de Sergio Pérez acionou a bandeira vermelha paralisando o Q1.
O mexicano acertou a barreira de proteção na saída da Sainte Devote e bateu a lateral da sua RBR, danificando o carro. Ele nada sofreu, mas, com o acidente, o vice-líder do Mundial de Pilotos acabou ficando com a vigésima colocação no grid. Na retomada da sessão, Fernando Alonso tratou de mudar a ordem dos pilotos e, com um tempo de 1min12s886, ele passou a ser o primeiro, seguido por Ocon e Pierre Gasly.
Com uma volta fantástica, Yuki Tsunoda conseguiu a melhor tomada de tempo, mas a alegria durou pouco. Verstappen fez a sua volta voando e foi ainda mais rápido. Ele encerrou o Q1 na frente. Lewis Hamilton, que havia batido no último treino livre, fechou a primeira parte com o sétimo melhor tempo.
Q2
No Q2, a disputa passou a ser a partir do segundo lugar, já que Verstappen seguiu dominante. Alonso, Gasly, Ocon, Sainzc ocuparam as cinco primeiras posições desta segunda etapa. Sumido do treino, Leclerc ressurgiu no final, pulou para o segundo lugar, a um segundo de Verstappen, que andou na casa de 1min11s.
Dominante nas duas fases anteriores, Verstappen logo foi superado por Alonso, que trouxe na sua cola as Ferraris de Carlos Sainz e Charles Leclerc e iniciou o Q3 com o quarto melhor tempo. Depois de ir para os boxes, o holandês até deu a resposta, recuperando a primeira posição, mas as emoções ficaram reservadas para o fim, quando a pole se alternou entre Sebastian Ocon, Charles Leclerc e Fernando Alonso. Exatamente na última tomada, Verstappen conseguiu buscar uma volta sensacional e garantir a pole para o GP de Mônaco.
Leclerc sofre punição e vai largar em sexto
Charles Leclerc mantém sua sina de dificuldades para correr em casa, no tradicional circuito de rua de Montecarlo. Neste sábado, o piloto da Ferrari foi punido com a perda de três posições no grid por ter atrapalhado o inglês Lando Norris durante o treino classificatório.
O piloto de Mônaco teve bom desempenho ao longo de toda a sessão e foi o terceiro mais veloz no geral. No entanto, horas depois do fim do treino, os comissários de prova decidiram punir Leclerc por ter bloqueado a McLaren de Norris durante o Q3, a última etapa do treino que define o grid de largada.
Com a punição, o piloto da casa terá que largar do sexto posto. A decisão acabou beneficiando o francês Esteban Ocon, da Alpine; o espanhol Carlos Sainz Jr., companheiro de Leclerc na Ferrari; e o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes.
“Leclerc havia finalizado sua última volta no Q3 e estava na curva 4. Norris estava numa volta rápida e foi bloqueado por Leclerc no meio do túnel e foi claramente impedido de seguir (em alta velocidade)”, justificaram os comissários, na decisão.
Com a punição, o piloto da casa segue com dificuldades em sua etapa em casa. Pela Fórmula 1, ele disputará a corrida pela quinta vez na carreira. Seu melhor resultado é o quarto lugar obtido no ano passado, após largar da pole position. Em 2021, também largou do primeiro posto e não conseguiu completar a prova.
Confira o grid de largada do GP de Mônaco
1º - Max Verstappen (HOL/Red Bull), 1min11s365
2º - Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), 1min11s449
3º - Esteban Ocon (FRA/Alpine), 1min11s553
4º - Carlos Sainz Jr. (ESP/Ferrari), 1min11s630
5º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes), 1min11s725
6º - Charles Leclerc (MON/Ferrari), 1min11s471*
7º - Pierre Gasly (FRA/Alpine), 1min11s935
8º - George Russell (ING/Mercedes), 1min11s964
9º - Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri), 1min12s082
10º - Lando Norris (ING/McLaren), 1min12s254
11º - Oscar Piastri (AUS/McLaren), 1min12s195
12º - Nyck de Vries (HOL/AlphaTauri), 1min12s428
13º - Alexander Albon (TAI/Williams), 1min12s527
14º - Lance Stroll (CAN/Aston Martin), 1min12s623
15º - Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo), 1min12s625
16º - Logan Sargeant (EUA/Williams), 1min13s113
17º - Kevin Magnussen (DIN/Haas), 1min13s230
18º - Nico Hülkenberg (ALE/Haas), 1min13s279
19º - Zhou Guanyu (CHN/Alfa Romeo), 1min13s523
20º - Sergio Pérez (MEX/Red Bull), 1min13s850
*Punido com a perda de três pontos
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.