F-1: Verstappen faz volta fantástica e conquista a pole em Mônaco; Leclerc é punido e larga em sexto

Holandês desbanca Fernando Alonso, garante primeira posição e vê Sergio Pérez, companheiro de equipe e rival no campeonato, largar em último

PUBLICIDADE

Por Estadão Conteúdo
Atualização:

Depois de ser dominante nos treinos livres e também no Q1 e Q2 do grid classificatório, o holandês Max Verstappen precisou ter sangue frio para confirmar o seu favoritismo e faturar a pole para o GP de Mônaco. A volta redentora aconteceu nos últimos instantes do Q3, quando todos já davam como certa a primeira posição para o espanhol Fernando Alonso. A posição nobre do grid foi obtida com o tempo de 1min11s365.

O espanhol da Aston Martin largará a seu lado na primeira fila, enquanto Charles Leclerc, da Ferrari, ficou na terceira posição, mas foi punido e largará em sexto. A surpresa ficou por conta de Sergio Pérez. O vice-líder do Mundial de pilotos bateu forte ainda no início dos trabalhos, teve de abandonar a sessão de treinos e vai sair em vigésimo, no último lugar.

Com uma volta espetacular nos últimos segundos do Q3, o holandês Max Verstappen garantiu a pole para o GP de Mônaco de 2023.  Foto: Christian Bruna/Pool Photo Via AP

Lewis Hamilton, que teve dificuldades e quase não se classificou para brigar para chegar ao Q3, ficou com a sexta colocação. À sua frente, Esteban Ocon, com a Alpine, sai em quarto, e Carlos Sainz, da Ferrari, vem logo depois, na quinta posição. O GP de Mônaco acontece neste domingo e tem largada prevista para as 10h (horário de Brasília).

Grid

PUBLICIDADE

O Q1 teve início com Verstappen fazendo o tempo de 1min13s784 e assumindo a ponta, seguido por Sergio Pérez, Charles Leclerc e Estebann Ocon. Fernando Alonso entrou pisando forte com a sua Aston Martin e logo se encaixou na terceira colocação.

Os pilotos do pelotão intermediário também mostraram bom desempenho e a surpresa ficou com Lando Norris liderando a sessão. Oscar Piastri, da McLaren, e Zhou Guanyu, da Alfa Romeo, desbancaram o holandês da Red Bull, que caiu para o quarto lugar. Foi quando uma batida forte de Sergio Pérez acionou a bandeira vermelha paralisando o Q1.

O mexicano acertou a barreira de proteção na saída da Sainte Devote e bateu a lateral da sua RBR, danificando o carro. Ele nada sofreu, mas, com o acidente, o vice-líder do Mundial de Pilotos acabou ficando com a vigésima colocação no grid. Na retomada da sessão, Fernando Alonso tratou de mudar a ordem dos pilotos e, com um tempo de 1min12s886, ele passou a ser o primeiro, seguido por Ocon e Pierre Gasly.

Com uma volta fantástica, Yuki Tsunoda conseguiu a melhor tomada de tempo, mas a alegria durou pouco. Verstappen fez a sua volta voando e foi ainda mais rápido. Ele encerrou o Q1 na frente. Lewis Hamilton, que havia batido no último treino livre, fechou a primeira parte com o sétimo melhor tempo.

Q2

No Q2, a disputa passou a ser a partir do segundo lugar, já que Verstappen seguiu dominante. Alonso, Gasly, Ocon, Sainzc ocuparam as cinco primeiras posições desta segunda etapa. Sumido do treino, Leclerc ressurgiu no final, pulou para o segundo lugar, a um segundo de Verstappen, que andou na casa de 1min11s.

Publicidade

Dominante nas duas fases anteriores, Verstappen logo foi superado por Alonso, que trouxe na sua cola as Ferraris de Carlos Sainz e Charles Leclerc e iniciou o Q3 com o quarto melhor tempo. Depois de ir para os boxes, o holandês até deu a resposta, recuperando a primeira posição, mas as emoções ficaram reservadas para o fim, quando a pole se alternou entre Sebastian Ocon, Charles Leclerc e Fernando Alonso. Exatamente na última tomada, Verstappen conseguiu buscar uma volta sensacional e garantir a pole para o GP de Mônaco.

Leclerc sofre punição e vai largar em sexto

Charles Leclerc mantém sua sina de dificuldades para correr em casa, no tradicional circuito de rua de Montecarlo. Neste sábado, o piloto da Ferrari foi punido com a perda de três posições no grid por ter atrapalhado o inglês Lando Norris durante o treino classificatório.

O piloto de Mônaco teve bom desempenho ao longo de toda a sessão e foi o terceiro mais veloz no geral. No entanto, horas depois do fim do treino, os comissários de prova decidiram punir Leclerc por ter bloqueado a McLaren de Norris durante o Q3, a última etapa do treino que define o grid de largada.

Com a punição, o piloto da casa terá que largar do sexto posto. A decisão acabou beneficiando o francês Esteban Ocon, da Alpine; o espanhol Carlos Sainz Jr., companheiro de Leclerc na Ferrari; e o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes.

Publicidade

“Leclerc havia finalizado sua última volta no Q3 e estava na curva 4. Norris estava numa volta rápida e foi bloqueado por Leclerc no meio do túnel e foi claramente impedido de seguir (em alta velocidade)”, justificaram os comissários, na decisão.

Com a punição, o piloto da casa segue com dificuldades em sua etapa em casa. Pela Fórmula 1, ele disputará a corrida pela quinta vez na carreira. Seu melhor resultado é o quarto lugar obtido no ano passado, após largar da pole position. Em 2021, também largou do primeiro posto e não conseguiu completar a prova.

Confira o grid de largada do GP de Mônaco

1º - Max Verstappen (HOL/Red Bull), 1min11s365

2º - Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), 1min11s449

Publicidade

3º - Esteban Ocon (FRA/Alpine), 1min11s553

4º - Carlos Sainz Jr. (ESP/Ferrari), 1min11s630

5º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes), 1min11s725

6º - Charles Leclerc (MON/Ferrari), 1min11s471*

Publicidade

7º - Pierre Gasly (FRA/Alpine), 1min11s935

8º - George Russell (ING/Mercedes), 1min11s964

9º - Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri), 1min12s082

10º - Lando Norris (ING/McLaren), 1min12s254

Publicidade

11º - Oscar Piastri (AUS/McLaren), 1min12s195

12º - Nyck de Vries (HOL/AlphaTauri), 1min12s428

13º - Alexander Albon (TAI/Williams), 1min12s527

14º - Lance Stroll (CAN/Aston Martin), 1min12s623

Publicidade

15º - Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo), 1min12s625

16º - Logan Sargeant (EUA/Williams), 1min13s113

17º - Kevin Magnussen (DIN/Haas), 1min13s230

18º - Nico Hülkenberg (ALE/Haas), 1min13s279

Publicidade

19º - Zhou Guanyu (CHN/Alfa Romeo), 1min13s523

20º - Sergio Pérez (MEX/Red Bull), 1min13s850

*Punido com a perda de três pontos