O terceiro treino livre para o Grande Prêmio de Miami não apresentou surpresas. O holandês Max Verstappen até sofreu alguma pressão no fim, mas confirmou o bom momento de sua Red Bull e terminou a sessão com o melhor tempo fazendo a marca de 1min27seg535. acabando com a graça da Mercedes, que havia andando bem na sexta. O ferrarista Charles Leclerc (1min27s941) e Sérgio Pérez (1min28s050), seu companheiro de equipe, terminaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Verstappen assumiu os melhores tempos desde o início da sessão e, mesmo com a sombra de Leclerc, esteve sempre com o melhor tempo nas tomadas. Quando Carlos Sainz, da Ferrari, tentou roubar a primeira colocação, Verstappen aumentou o ritmo e conseguiu ampliar ainda mais a vantagem para seus concorrentes.
Sem chance de brigar pelo melhor tempo, a disputa passou a ser pelo segundo lugar então. Sem conseguir melhorar o rendimento do seu carro, Sainz perdeu espaço para Leclerc, que ficou atrás de Verstappen e Sérgio Pérez. A Aston Martin também mostrou evolução no treino e chegou a andar no nível da Red Bull, mas acabou ofuscada pela Alpine. Ao final das tomadas de tempo, a equipe francesa conseguiu colocar seus dois pilotos na terceira fila.
Esteban Ocon ficou com o quinto melhor tempo, seguido de Pierre Gasly. A Aston Martin usou o treino livre a fim de fazer os ajustes para a corrida deste domingo. Apesar do 12º lugar, Fernando Alonso deve ser bem mais competitivo no treino que vai definir o grid de largada. O heptacampeão Lewis Hamilton fez apenas o 13º tempo e espera, no classificatório, um melhor rendimento do seu carro para tentar largar nas primeiras filas.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.