F1: classificatório do GP de São Paulo e homenagem a Senna são adiados para domingo após temporal

Chuva estava prevista para este fim de semana; setores do Autódromo de Interlagos registram dificuldade para transitar por problemas no escoamento da água

PUBLICIDADE

Foto do author Marcos Antomil
Foto do author Gustavo Faldon
Foto do author Felipe Rosa Mendes
Atualização:

Um temporal no início da tarde deste sábado causou transtornos no Autódromo de Interlagos, poucos minutos antes de ser dado o início para o treino classificatório que define o grid de largada para a corrida principal do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. De acordo com a Defesa Civil, o bairro de Interlagos foi o mais atingido, acumulando 49mm de chuva.

Por causa do temporal, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu por atrasar o início do treino classificatório, marcado originalmente para 15h. A atividade foi reagendada por sete vezes até ser definitivamente remanejada para a manhã de domingo, às 7h30 (Brasília). A corrida também sofreu alteração de horário, passando para as 12h30 (Brasília).

Treino classificatório tem início adiado após temporal atingir o Autódromo de Interlagos. Foto: Taba Benedicto/Estadão

PUBLICIDADE

“As condições não são seguras para pilotar, infelizmente essa é a situação”, lamentou Stefano Domenicali, chefão da Fórmula 1. O piloto Lewis Hamilton, da Mercedes, brincou com a situação ao abordar Domenicali. “Eu quero pilotar, nos dê pneus melhores”, afirmou o heptacampeão mundial, que conduziria o carro com que Ayrton Senna foi bicampeão mundial, em 1990, em uma homenagem ao ídolo brasileiro.

A previsão do tempo indica que o domingo será chuvoso na região do autódromo.

Publicidade

“A decisão foi tomada por causa da falta de visibilidade dado o nível de chuva que tivemos nas últimas horas. Há muita água parada em partes do circuito, o que torna as condições inseguras”, informou a FIA.

Um túnel que liga a entrada principal do autódromo ao setor atrás dos boxes ficou alagado. Na sala de imprensa, não foi possível se conectar à internet por alguns minutos.

Chuva causa alagamento em túnel dentro do Autódromo de Interlagos. Foto: Estadão

No paddock, a cobertura teve pouca utilidade e não impediu que a chuva afetasse a circulação entre os boxes e os centros de hospitalidade das escuderias da Fórmula 1. A homenagem que seria feita a Ayrton Senna a partir das 17h, com Lewis Hamilton pilotando a McLaren com a qual o brasileiro foi bicampeão mundial, em 1990, passou para domingo, às 10h.

Em 2023, o temporal causou grandes prejuízos, com queda de cobertura de arquibancadas e seis pessoas feridas no autódromo. Para este ano, a organização afirma que melhorou a preparação, aumentando a resistência das estruturas para suportar ventos de até 110 km/h.

Publicidade

Funcionários tentam escoar a água da chuva presente na curva do S do Senna após tempestade atingir o autódromo de Interlagos na tarde deste sábado, adiando os treinos classificatórios. Foto: Taba Benedicto/ Estadão
Funcionários também trabalharam na curva do S do Senna após tempestade na tarde deste sábado.  Foto: Taba Benedicto/ Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.