O vencedor do GP do Canadá de 2024 da Fórmula 1 levantará um troféu desenhado por Inteligência Artificial. É a primeira vez na história da categoria que isso ocorre. Além de dar nome a etapa do Canadá, a AWS (Amazon Web Service) também foi responsável pela criação de diversos designs para o troféu que será levantado no Circuito Gilles Villeneuve.
A ação faz parte da parceria entre a modalidade e a Amazon, que oferece uma série de dados e gráficos para o público por meio do “F1 Insights”. A plataforma foi criada pela AWS e permite que telespectadores da corrida acessem uma série de estatísticas durante as provas.
A equipe da Amazon escreveu uma série de comandos para o Titan Image Generator, o modelo de geração de imagens da Amazon, que descreviam qual aparência eles queriam para o troféu. Entre os detalhes propostos estavam características que lembrassem o território canadense, como a folha de bordo e o Rio São Lourenço.
Inúmeras possibilidades de troféus foram criadas, mas somente uma foi selecionada. O modelo, então, foi enviado para um designer especialista em desenho assistido por computador e foi trabalhado para adicionar mais detalhes ao troféu. Após essa etapa, a peça foi impressa em resina e trabalhada por um ourives ao longo de 72 horas.
“O compromisso da AWS com a inovação nos permite ajudar a impulsionar o esporte e estamos muito satisfeitos em ver o primeiro troféu generativo inspirado em IA no Canadá neste fim de semana”, afirmou a diretora comercial da F1, Emily Prazer.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.