Lando Norris, da McLaren, venceu o GP de Cingapura de ponta a ponta neste domingo e diminuiu a vantagem de Max Verstappen, da Red Bull, que terminou na segunda colocação, no Mundial de Fórmula 1 para 52 pontos. Oscar Piastri, da McLaren, completou o pódio.
Norris ainda tinha o ponto extra pela melhor volta da corrida, mas Daniel Ricciardo, da RB, trocou os pneus no final da prova e tirou a bonificação pelo giro mais rápido de Norris em sua penúltima volta, ajudando Verstappen na classificação.
Depois alguns problemas em suas largadas durante a temporada, Norris conseguiu manter a primeira posição ao sair na pole em Cingapura. Largando em terceiro, Lewis Hamilton tentou atacar a segunda posição de Verstappen, mas o piloto da Red Bull defendeu bem.
O outro piloto da McLaren, Oscar Piastri, porém, perdeu a quinta posição para Nico Hülkenberg, da Haas, mas conseguiu retomar o posto mais tarde. Alguns carros saíram da pista na primeira curva.
Antes da 20ª volta, Norris já tinha mais de 10 segundos de vantagem para Verstappen. A distância ia aumentando à medida que as voltas se acumulavam e no 26º giro já era superior a 20 segundos.
Verstappen foi aos boxes na 30ª volta e voltou à pista ao lado de Charles Leclerc, da Ferrari, que fez a curva na frente da Red Bull. Pouco depois, Verstappen o ultrapassou. Norris, que havia errado na 29ª volta e tocado na barreira, seguiu para a troca de pneus na 31ª volta e, devido a vantagem acumulada no início da prova, voltou na liderança.
Sem parar nos boxes, Piastri assumiu a segunda posição, seguido por Verstappen. O piloto da McLaren só foi aos boxes na 39ª volta e voltou na quinta posição, atrás das Mercedes de George Russell e Hamilton.
Piastri era muito mais rápido do que as Mercedes e conseguiu superar Hamilton na volta seguinte, enquanto Norris já tinha mais de 20 segundos de vantagem para Verstappen. A ultrapassagem sobre Russell aconteceu na 45ª volta.
Com 12 voltas para o final da corrida, Norris tinha mais de 25 segundos de vantagem para Verstappen, e a McLaren pedia pelo rádio “concentração”. Ele já havia feito a volta mais rápida da corrida.
O piloto da McLaren só precisou administrar para conquistar sua terceira vitória em 122 corridas na F-1. Pouco antes de Norris receber a bandeira quadriculada, Daniel Ricciardo, da RB, tirou seu ponto extra ao registrar a volta mais rápida da corrida.
A 19ª das 24 etapas do Mundial de F-1 será o GP dos EUA, no circuito das Américas em Austin. A corrida sprint acontece no dia 19 de outubro, e a prova principal no dia seguinte.
Confira o resultado do GP de Cingapura:
- Lando Norris (ING/McLaren)
- Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 20s945
- Oscar Piastri (AUS/McLaren), a 41s823
- George Russell (ING/Mercedes), a 1min21s040
- Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 1min22s430
- Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 1min25s248
- Carlos Sainz Jr. (ESP/Ferrari), a 1min36s039
- Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a uma volta
- Nico Hülkenberg (ALE/Haas), a uma volta
- Sergio Pérez (MEX/Red Bull), a uma volta
- Franco Colapinto (ARG/Williams), a uma volta
- Yuki Tsunoda (JAP/RB), a uma volta
- Esteban Ocon (FRA/Alpine), a uma volta
- Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a uma volta
- Guanyu Zhou (CHN/Kick Sauber), a uma volta
- Valtteri Bottas (FIN/Kick Sauber), a uma volta
- Pierre Gasly (FRA/Alpine), a uma volta
- Daniel Ricciardo (AUS/RB), a uma volta
Não completaram: Alexander Albon, Kevin Magnussen
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.