O resultado da classificação do GP do Catar de Fórmula 1 deste sábado (30) foi alterado cerca de três horas após terminado. Os comissários da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) decidiram punir Max Verstappen por bloquear George Russell. Com isso, o tetracampeão mundial perdeu a pole-position, entregue justamente para o inglês da Mercedes.
Os comissários resolveram punir Verstappen justamente em uma posição, entregando a Russell a pole que sentiu ter perdido justamente pelo lance. Max segue na primeira fila, mas agora na segunda colocação.
Aconteceu já na parte final do Q3 que definiu a vida de ambos os pilotos. Verstappen ficou na frente de Russell, então líder da atividade. Na tentativa seguinte de cada um, o piloto da Red Bull superaria o da Mercedes e tomaria a ponta e a pole. Os dois largam lado a lado na primeira fila mesmo depois da mudança.
Logo após a atividade, os comissários da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) convocaram Verstappen para ir à sala deles se explicar. A reunião começou às 23h15 locais, 17h15 de Brasília.
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“Os comissários ouviram o piloto do carro #1 (Max Verstappen), o piloto do carro #63 (George Russell), e representantes das equipes. Foram revisados os dados, vídeos, tempos, telemetrias e rádios dos carros em evidência”, disse o comunicado da FIA.
“O carro #1 estava em uma estratégia diferente de preparação em relação ao carro #63 e também estava fora do delta permitido. Ele ainda explica que deixou Lando Norris e Fernando Alonso passarem. Russell afirma que não esperava Verstappen na linha habitual de corrida. Ele pontua que o carro estava muito lento e uma curva de alta velocidade”, continuou.
“Os comissários destacam a complexidade deste caso porque claramente Verstappen não seguiu as instruções do diretor de prova e claramente pilotando de maneira muito lento considerando as circunstâncias. Era óbvio que o #1 estava tentando esfriar seus pneus e ele pode ver a aproximação do #63 porque olhou no espelho muitas vezes na pequena reta entre as curvas 11 e 12″, explicou.
“De maneira incomum, este incidente aconteceu quando os dois carros não estava em voltas rápidas. Se Russell estivesse em alta velocidade, a punição seria a habitual, de três posições no grid. No entanto, houve uma redução da punição”, finalizou.
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