O desempenho da Mercedes no GP da Áustria de Fórmula 1, em Spielberg, irritou o heptacampeão Lewis Hamilton, que recebeu uma bronca de Toto Wolff pelo rádio: “Apenas pilote”. Largando em quinto, o inglês não conseguiu correr no mesmo ritmo dos rivais e acabou o domingo na sétima posição, sendo ultrapassado inclusive por Fernando Alonso, da Aston Martin.
A decepção do piloto com a performance na pista também passou para a equipe no box, mesmo com as ultrapassagens de George Russel, que ficou em oitavo. Em uma cena incomum na Fórmula 1, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, abriu o microfone do rádio para falar com Hamilton: “Lewis, o carro está ruim, nós sabemos. Por favor, só o pilote”.
Hamilton sofreu com um final de semana sem muita sorte em Spielberg. Na corrida de classificação, o piloto inglês pegou a pista com muito tráfego, não conseguiu fazer uma boa volta e acabou apenas em quinto no grid. Já na corrida principal, Lewis conseguiu uma boa largada e ultrapassou a McLaren de Lando Norris, mas caiu de rendimento, sofreu com uma punição de 5s e despencou para sétimo.
A Mercedes não esconde sua frustração com o W14 e, mesmo com ajustes, o carro ainda não demonstrou performance para colocar a equipe na briga com a Red Bull pelo título do Mundial de Construtores. A promessa é de que a escuderia irá brigar apenas em 2024, com um novo projeto, mais investimento e tempo para desenvolver o W15.
MAX VERSTAPPEN
Caminhando a passos largos rumo ao tricampeonato, Max Verstappen rejeita falar sobre o tema. “Não gosto de pensar nisso (título) ainda”, afirmou o holandês, que elogiou o plano da Red Bull. Diferentemente dos rivais, a escuderia não chamou seu pilotos após um safety car virtual e, mesmo assim, conseguiu colocá-lo no lugar mais alto do pódio e Sergio Pérez, em terceiro.
“Acho que o mais importante para mim foi a volta 1, para ficar na frente. Depois disso, pudemos fazer nossa própria corrida. Claro que optamos por não parar durante o Safety Car virtual e procuramos apenas seguir nossa estratégia normal, e funcionou muito bem. A degradação dos pneus não estava tão alta por aqui e nossos stints foram perfeitos, então foi um ótimo dia”, afirmou o holandês.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.