ROMA -
precisa lidar melhor com a pressão de liderar o campeonato de
se o britânico quiser assegurar o título da temporada, afirmou o vice-campeão do ano passado
.
ESPECIAL: jogue o Desafio dos Pilotos
BLOG DO LIVIO - Leia mais sobre a F-1
O piloto da Ferrari, que se recupera de um acidente sofrido na Hungria em julho, disse ao jornal
Guardian
em entrevista publicada nesta terça-feira que está torcendo pelo companheiro de equipe de Button e compatriota brasileiro
.
Barrichello, amigo de Massa, está 16 pontos atrás de Button faltando cinco corridas na temporada, mas o líder do campeonato somou apenas 11 pontos nas suas últimas cinco provas depois de vencer seis dos sete primeiros grandes prêmios.
Massa destacou que no ano passado estava seis pontos atrás do líder Lewis Hamilton, da McLaren, na última corrida e quase ganhou o título.
"Aquela foi uma corrida, o Rubens tem cinco provas para se aproximar 16 pontos. É uma grande possibilidade, mas depende de Jenson. Se Jenson continuar com a má fase ajudará bastante o Rubens", explicou.
"Na minha opinião, Jenson tem perdido desempenho por conta da pressão. É a única razão", afirmou.
"Nas primeiras corridas, ele estava quase meio segundo por volta mais rápido que algumas equipes. Você vence a corrida facilmente e não tem muita pressão. Mas agora nós temos corridas onde as coisas são mais difíceis", pontuou massa.
"Assim, para mim, a pressão teve um grande impacto psicológico - e ele precisa lidar com isso melhor. Se não lidar bem com a pressão ele não irá ganhar o campeonato".
Massa, entrevistado em seu apartamento em São Paulo antes de se submeter a uma cirurgia plástica na segunda-feira, não deve retornar às pistas até a próxima temporada. Ele disse acreditar que seu acidente ocorreu por algum motivo e que vai deixá-lo fortalecido.
"Tudo na vida tem um significado. Se algo ruim acontece é porque você tem que aprender algo", explicou.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.