Família de Schumacher recebe R$ 1,1 milhão de revista por falsa entrevista feita por IA

Estado de saúde do heptacampeão mundial de Fórmula 1 é mistério desde acidente em 2013

PUBLICIDADE

Por Gabriel Batistella
Atualização:

De acordo com o portal alemão Übermedien, a família Schumacher recebeu 200 mil euros (cerca de R$ 1,1 milhão) de indenização de uma revista alemã que gerou respostas de Michael Schumacher por inteligência artificial, dizendo que tinha realizado uma entrevista exclusiva com o heptacampeão mundial de Fórmula 1.

Em abril de 2023, a revista Die Aktuelle trouxe em destaque na capa da edição daquele mês o que seria uma entrevista com o piloto, sugerindo que seria a primeira vez que Schumacher falaria após o acidente de esqui que lhe causou uma grave lesão cerebral, nos Alpes franceses, em 2013.

O piloto alemão Michael Schumacher, da Ferrari, concede entrevista coletiva à imprensa no Hotel Transamérica, zona sul da capital paulista - 19/10/2006. Foto: Clayton De Souza/AE

O conteúdo da revista trazia respostas de Schumacher geradas por inteligência artificial falando de sua vida após o acidente. Depois da publicação do material, a família do piloto entrou com o processo contra a revista. A editora chefe, Ane Hoffmann, foi demitida do cargo.

Michael Schumacher é considerado um dos maiores pilotos de Fórmula 1, foi sete vezes campeão mundial da categoria. Pilotou pelas equipes Jordan (1991), Benetton , Ferrari e Mercedes.

Publicidade

Qual é o estado de saúde atual de Michael Schumacher?

PUBLICIDADE

Desde o acidente sofrido em 29 de dezembro de 2013, um suspense ronda o estado de saúde do alemão de 55 anos, que não foi mais visto publicamente. As informações são cada vez mais escassas.

Amigos de Schumacher e familiares não falam sobre como está o alemão após tantos anos. Com certa frequência, tomam as manchetes de jornais e sites mundo afora declarações de pessoas do círculo pessoal do ex-piloto. Mas faltam explicações e sobram frases de efeito pouco elucidativas.

Um dos poucos que mantém contato com os familiares de Schumacher é Jean Todt, ex-presidente da FIA e ex-chefe da Ferrari, escuderia onde o alemão trabalhou ao lado de Rubens Barrichello e faturou cinco títulos mundiais na Fórmula 1. O filho do piloto, Mick Schumacher, reserva da Mercedes, tampouco comenta sobre o estado de saúde do pai. Recentemente, Todt afirmou que assistia a algumas corridas ao lado de Michael.

Uma das poucas vezes que Corinna falou ao público foi no documentário “Schumacher”, da Netflix, no qual ela dá um depoimento comovente sobre o estado de saúde do marido. “Todo mundo sente falta de Michael, mas ele está aqui. Diferente, mas ele está aqui e isso nos dá força, eu acho”.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.