Gabriel Casagrande vai largar na ponta na sétima etapa da Stock Car, no Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), no domingo, dia 17. O piloto da A.Mattheis Vogel fez a pole neste sábado. É a oitava vez que ele puxa o pelotão na modalidade, e a segunda nesta temporada, que repetiu quem largou na frente pela primeira vez. O líder Daniel Serra (Eurofarma) será o 13º. César Ramos (Ipiranga Racing) e Guilherme Salas (KTF Racing) fecham o top-3 do grid.
Depois de uma etapa no anel externo de Goiânia, dia 27 de agosto, a Stock Car virou total a chave para o Velopark. Os dois circuitos são curtos, o primeiro com 2.695 metros, contra 2.278 do segundo. Porém, a principal diferença é a velocidade: enquanto Cesar Ramos fez a pole position há três semanas a uma média de 194,059 km/h, a volta da pole de Gabriel Casagrande no Velopark em 2022 foi feita à média de 145,945 km/h. São a pista mais rápida e a mais lenta do calendário. O clima, porém, foi bem semelhante. Diferente do frio e das fortes chuvas que atingiram o estado gaúcho na última semana, a temperatura bateu quase 30ºC em Nova Santa Rita.
Ricardo Maurício mostra recuperação e César Ramos faz melhor tempo do Q1
O principal fato do primeiro grupo do Q1 foi a presença de Ricardo Maurício, da Eurofarma. O piloto sofreu um acidente (veja em vídeo) no primeiro treino livre, na sexta-feira. O carro ficou muito prejudicado na parte frontal e havia expectativa de Ricardinho ficar fora da etapa. Ele também teve escoriações nas pernas e sentia muitas dores, o que também gerava duvídas sobre a participação. Ricardihno não só participou, como conseguiu ficar com o quarto melhor tempo do grupo e ainda avançou ao Q2.
A segunda parte do Q1, porém, teve mais destaque. Mais rápido na sexta-feira, Gabreil Casagrande, da A.Mattheis Vogel, chegou a buscar o melhor tempo. O gaúcho César Ramos, da Ipiranga Racing, que foi apenas 0s002 (dois milésimos) mais rápido que Gianluca Petecof, no segundo treino o superou.
Átila Abreu fica na frente e líder Daniel Serra não avança
César Ramos manteve bom ritmo na segunda parte do treino. O vice-líder, Casagrande, saltou e conseguiu ir para o topo quando ainda faltavam 2m30s para o final do Q2. Com 1m30s para o fim, Ramos, com o terceiro melhor tempo, foi para os boxes, confiando no desempenho.
Átila Abreu, da Pole Motorsport, buscou o melhor tempo. Guilherme Salas (KTF Racing), Rodrigo Baptista (KTF Sports) e Felipe Fraga (Blau Motorsport) fecharam o grupo que avançou no Q3. O líder, Daniel Serra, parou no Q2 e no meio do grid.
Temporada tem primeira pole repetida
Casagrande fez o melhor tempo na primeira volta rápida, faltando dois minutos para o fim do Q3, com tempo de 56s319. Rodrigo Baptista, faltando 1m20, economizou pneu e ficou satisfeito com o quinto lugar. Porém, ele recebeu punição por excesso de velocidade nos boxes e perdeu três posições no grid. Ramos e Fraga insistiram, enquanto Casagrande recolheu o carro. Faltando 30 segundos, Átila Abreu também tentou avançar, mas não superou o tempo do piloto da A.Mattheis Vogel.
No domingo, a corrida 1 está marcada para 12h10, enquanto a prova complementar tem largada prevista para 12h50. As duas disputas terão duração de 30 minutos mais uma volta cada.
A Stock Car é transmitida ao vivo pela Band (TV aberta), canais SporTV e BandSports (TV fechada), além dos canal oficial da categoria no YouTube.
Grid de largada
- Gabriel Casagrande
- César Ramos
- Guilherme Salas
- Felipe Fraga
- Átila Abreu
- Bruno Baptista
- Gianluca Petecof
- Rodrigo Baptista
- Lucas Foresti
- Tiago Camillo
- Allam Khodair
- Ricardo Maurício
- Daniel Serra
- Felipe Baptista
- Rafael Suzuki
- Cacá Bueno
- Rubens Barrichello
- Ricardo Zonta
- Dudu Barrichello
- Marco Gomes
- Denis Navarro
- Júlio Campos
- Gaetano Di Mauro
- Sérgio Jimenez
- Enzo Elias
- Tony Kanaan
- Felipe Massa
- Nelsinho Piquet
- Lucas Kohl
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.