Por que MotoGP não escolheu Interlagos para volta ao Brasil?

Autódromo de Goiânia irá receber prova da categoria máxima do motociclismo em março de 2026

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Foto do author Bruno Accorsi
Atualização:

O Brasil voltará a ter uma etapa de MotoGP após 22 anos, no dia 29 de março de 2025. Apesar de o Brasil ter outras opções de autódromos, a principal delas o de Interlagos, o local escolhido para receber a prova foi o Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia.

A pista paulistana pode até ser vista como melhor opção, pela tradição que tem em receber a Fórmula 1, mas esse é justamente um dos motivos que impediu a MotoGP de ser levada a São Paulo, já que a homologação da principal categoria do automobilismo teria de ser revogada.

MotoGP anuncia retorno de etapa brasileira. Foto: Gustavo Faldon

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“Não é possível homologar Interlagos sem tirar a homologação para a Fórmula 1, e isso não vão querer. Falamos também com Brasília, com mais cidades, mas quando vimos Goiânia pensamos que era onde deveríamos vir”, explicou Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna, promotora da MotoGP, ao Estadão

Outra razão para o veto a Interlagos é o histórico de acidentes fatais ocorridos na pista durante provas de motovelocidade. “Interlagos, falamos há muito tempo e é impossível (fazer a corrida lá) por causa da segurança”, acrescentou Ezpeleta.

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Ao longo dos últimos sete anos, foram registradas sete mortes no SuperBike Brasil, série de corridas de moto realizada no autódromo paulista, sem a autorização da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). Só em 2024 foram duas vítimas fatais: João Eloi, de 57 anos, e o argentino Lorenzo Somaschini, de apenas 9 anos.

Em 2019, a prefeitura de São Paulo chegou a suspender as corridas de moto no tradicional autódromo. A determinação, porém, durou pouco tempo. Os outros acidentes que deixaram vítimas fatais foram: Sérgio dos Santos em julho-2017; Rogério Munuera em junho-2018; Maurício Paludete em abril-2019; Danilo Berto em maio-2019; e Matheus Barbosa em novembro-2020.

O Brasil recebeu etapas de MotoGP entre o final da década de 1980 e o início dos anos 2000. Goiânia recebeu provas de 1987 a 1989, antes de Interlagos sediar uma corrida da categoria em ocasião única, no ano de 1992. Depois disso, de 1995 a 2004, o autódromo de Jacarepaguá, no Rio, foi o palco da MotoGP no País.