Rosberg fecha o dia na frente nos treinos livres da Espanha

Após vencer as quatro provas do campeonato o piloto dispara na liderança

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Durou apenas um treino livre o domínio da Ferrari no primeiro dia de atividades do GP da Espanha, a quinta etapa da temporada 2016 da Fórmula 1. Nesta sexta-feira, após a equipe italiana conseguir uma dobradinha na sessão inicial no Circuito da Catalunha, foi o alemão Nico Rosberg quem terminou o dia na frente.

Em fase esplendorosa, tendo vencido as quatro provas deste campeonato, o que o deixa na liderança disparada do Mundial de Pilotos, Rosberg deu mais um passo para ampliar o seu domínio ao ser o mais rápido na segunda sessão em Barcelona, com o tempo de 1min23s922.

Nico Rosberg terminou o dia na frente Foto: Josep Lago| AFP

PUBLICIDADE

Além do ótimo momento, Rosberg também tem no seu retrospecto a vitória na edição de 2015 do GP da Espanha. E nesta sexta-feira ele conseguiu ser um pouco mais rápido no segundo treino livre do que a melhor volta do dia do alemão Sebastian Vettel, que liderou a sessão inicial com a marca 1min23s951.

No segundo treino, porém, o melhor piloto da Ferrari foi o finlandês Kimi Raikkonen, que fez 1min24s176, um tempo pior do que o registrado por ele próprio na primeira sessão, quando também foi o segundo colocado, com 1min24s089, mas atrás de Vettel.

Publicidade

Vivendo um início de campeonato difícil, o inglês Lewis Hamilton já está a 43 pontos de distância de Rosberg no Mundial de Pilotos e busca uma reação no GP da Espanha, que venceu em 2014, para não se afastar ainda mais do rival, mas voltou a ficar atrás do alemão no primeiro treino livre do GP da Espanha. Porém, na segunda sessão da sexta-feira, ele voltou a ficar atrás de Rosberg, na terceira colocação, sendo pouco mais de 0s7 mais lento, com o tempo de 1min24s641

Vettel, que venceu o GP da Espanha em 2011, quando estava na Red Bull, foi o quarto mais rápido do segundo treino livre, à frente do local Carlos Sainz Jr., da Toro Rosso, que marcou 1min25s017, sendo seguido pelo australiano Daniel Ricciardo, o sexto colocado, duas posições à frente do seu novo companheiro na Red Bull, o holandês Max Verstappen. Já Daniil Kvyat, "rebaixado" pela Red Bull para a Toro Rosso, ficou bem atrás de Sainz no segundo treino livre em Barcelona, apenas na 15ª colocação.

Ídolo da torcida espanhola, Fernando Alonso foi apenas o segundo melhor piloto da casa na sessão vespertina em Barcelona ao conduzir a sua McLaren a um encorajador sétimo lugar - o inglês Jenson Button, seu companheiro de equipe, foi o 12º mais rápido. E a relação dos dez primeiros colocados do segundo treino livre foi completada pelos dois carros da Force India, com o mexicano Sergio Pérez em nono lugar e o alemão Nico Hulkenberg na décima colocação.

Logo atrás veio o finlandês Valtteri Bottas, na 11ª posição, sendo o melhor piloto da Williams, que teve desempenho decepcionante no segundo treino livre do GP da Espanha, com o brasileiro Felipe Massa se saindo ainda pior, fazendo apenas a 16ª melhor marca da sessão, com o tempo de 1min26s491, após ser o nono mais rápido do primeiro treino.

Publicidade

Outro piloto do País no grid, Felipe Nasr também ficou entre os mais lentos do segundo treino livre, em 20º lugar, com 1min27s812, enquanto o sueco Marcus Ericsson, com o outro carro da Sauber, foi o último colocado no segundo treino livre em Barcelona.

A segunda atividade do dia chegou a ser interrompida com o uso da bandeira vermelha depois que o pneu traseiro esquerdo da Renault do britânico Jolyon Palmer furou na reta dos boxes, o levando a parar o carro. Depois, ele retornou para a atividade.

Os pilotos voltam a acelerar no circuito da Catalunha neste sábado, quando será realizado o terceiro treino livre e a sessão de classificação, marcada para as 9 horas (de Brasília). O horário é o mesmo da largada do GP da Espanha no próximo domingo.