O piloto francês Sébastien Loeb fez valer sua experiência neste domingo e venceu a oitava etapa do Rali Dakar, na categoria dos carros. Ele e seu navegador, o belga Fabian Lurquin, foram os melhores no trajeto de 346 quilômetros, entre Al-Dawadimi e Riad, na Arábia Saudita. Eles completaram a etapa especial em 3h34min24s.
A etapa, que encerrou a “maratona” (os técnicos das equipes tiveram acesso limitado em duas horas para manutenção dos carros nesta especial), contou ainda com o favorito Nasser Al-Attiyah em segundo lugar, 2min11s atrás do vencedor da etapa, e o também experiente Carlos Sainz, a 3min31s.
O triunfo fez Loeb entrar na briga pela liderança da classificação geral. Ele subiu para o quarto lugar, agora na cola do brasileiro Lucas Moraes, estreante na competição. O piloto, e seu navegador, o alemão Timo Gottschalk, terminaram em sétimo lugar na disputa deste domingo.
“Mais um dia que conseguimos terminar. Somente isso já é bastante coisa pra ficar feliz”, comentou o brasileiro. “A especial de hoje foi bem difícil. Tivemos que trafegar por diversos rios com o leito seco e repleto de pedras. Foi em uma dessas passagens que furou um dos nossos pneus. Eu e o Timo perdemos bastante tempo na troca. A roda não encaixava direito por algum motivo. Vamos ter que investigar durante a revisão do carro.”
Moraes admitiu o cansaço por conta dos percalços, mas garantiu estar animado para a sequência da tradicional competição de rali. “Cada dia aqui é uma luta. Estamos cansados, mas motivados”, declarou.
A segunda-feira será o primeiro dia de descanso para os pilotos, que devem aproveitar a oportunidade para ajustes em seus carros. Na terça, eles vão partir da capital Riad rumo a Haradh num percurso que deve alcançar 710 quilômetros.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.