PUBLICIDADE

Verstappen foi sujo? Veja acidente com Norris que tirou chance de vitória dos dois na F-1

Na tentativa de impedir ultrapassagem, piloto da Red Bull é atingido por rival da McLaren, que deixa o GP da Áustria mais cedo

PUBLICIDADE

Foto do author Sergio Neto

Max Verstappen e Lando Norris protagonizaram uma colisão neste domingo, dia 30, que definiu o resultado do GP da Áustria de Fórmula 1. Na volta 64, durante a batalha pela liderança, o piloto da McLaren foi fechado pelo rival da Red Bull e, no atrito entre os carros, ambos os pneus acabaram sendo furados. Melhor para George Russell, da Mercedes, que acabou sendo o vencedor da corrida.

PUBLICIDADE

Apesar de não conseguir cravar a sua oitava conquista na temporada, Verstappen se deu bem na confusão com Norris. O holandês chegou a ser punido com 10 segundos, mas conseguiu terminar em quinto lugar e somar mais dez pontos, abrindo ainda mais vantagem sobre Lando Norris, segundo colocado. O piloto da McLaren tem 156, contra 236 do tricampeão mundial, que ainda conseguiu ganhar o ponto extra da volta mais rápida por ter colocado pneus macios.

Tudo aconteceu porque Norris estava disposto a acabar com mais uma festa de Verstappen. Na volta 59, durante a curva 3, o piloto da McLaren perdeu o ponto de freada e se viu obrigado a devolver a posição a fim de evitar uma punição. O holandês permaneceu na defensiva, inibindo a sede de ultrapassagem de Norris. Foi quando na volta 64, o acidente aconteceu. Ambos tiveram de ir aos boxes para trocar os pneus furados.

Lando Norris deixa seu carro após batida com Max Verstappen. Foto: Jure Makovec/AFP

A briga lembrou muito a disputa entre Max Verstappen e Lewis Hamilton em 2021, quando protagonizaram alguns acidentes durante a temporada, e terminou com um título polêmico do holandês, o primeiro dos três já conquistados.

Além da batida entre Verstappen e Norris, a disputa também foi intensa entre Carlos Sainz e Oscar Piastri. O australiano ultrapassou o espanhol na reta final da corrida e acabou no pódio mais uma vez, na segunda posição, com o piloto da Ferrari em terceiro. Lewis Hamilton, da McLaren, foi o quarto.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.