Lando Norris quase conseguiu a pole position do GP da Inglaterra no treino classificatória deste sábado, mas Max Verstappen mostrou por que lidera o campeonato mundial de Fórmula 1. O piloto da Red Bull fez o tempo 1m26s720 para largar na frente mais uma vez na temporada, empurrando o inglês da McLaren para a segunda posição do grid, com seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, vindo logo atrás em terceiro.
Os dois carros da Ferrari fizeram bons tempos também e virão logo na sequência, com Charles Leclerc e Carlos Sainz, respectivamente. Completam as outras posições a dupla britânica da Mercedes, com George Russell e Lewis Hamilton. O top 10 tem ainda Alexander Albon, Fernando Alonso e Pierre Gasly. O GP da Inglaterra tem largada marcada para às 11h (horário de Brasília) deste domingo, com transmissão da Band.
“Fiquei surpreso de ver os dois ali (Norris e Piastri), mas é muito bacana ver a McLaren nesta condição. Estou muito feliz por estar na pole. O Q1 e o Q2 estavam com pista muito molhada e, apesar de termos um carro bom, a gente não precisa estar o tempo todo no limite. No Q3, sim, demos tudo, mas a diferença para a McLaren não foi tão grande”, disse Verstappen na entrevista pós-treino. Esta é a 27ª pole de Verstappen na carreira, a sétima em 2023 e a quinta consecutiva na temporada.
Verstappen acaba com a brincadeira dos rivais
“Foi uma volta muito boa, a 2 décimos para estar na pole. Já estava próximo no Q1 e Q2, foi muito bom. A gente quase pegou o primeiro lugar, mas o Max sempre acaba com a brincadeira. A última corrida na Áustria já foi muito boa, colocamos um trabalho duro nos últimos dias e é muito bom fazer isso em nosso país. Trabalho incrível. O Zak (Brown, CEO da equipe) está feliz?”, brincou Norris.
Os pilotos vieram para a rodagem de voltas rápidas tentando bater um tempo já muito bom de 1m27s084 feito por Verstappen. Norris conseguiu até superar o holandês, mas Verstappen elevou ainda mais o padrão para retomar a pole position. Fechando o Top 3 está mais um piloto da McLaren, Piastri, com ótima volta.
Com apenas 0s019 de desvantagem para Fernando Alonso, Sergio Pérez ficou pelo caminho logo no Q1 e foi eliminado junto com Yuki Tsunoda, Guanyu Zhou, Nyck de Vries e Magnussen. A má fase do mexicano da Red Bull permanece na temporada. Após ficar pelo Q2 nos GPs da Espanha, Canadá e Áustria, ele havia caído no Q1 também em Mônaco.
No Q2, Verstappen passou com o melhor giro, com tempo de 1min29s428. Leclerc estava na cola, mas na última volta caiu para o sexto melhor tempo do Q2. Piastri veio embalado para o Q2 com o segundo melhor tempo, seguido por Norris, Albon e Sainz. Os pilotos encararam chuva na reta final do terceiro treino livre e, com o céu nublado, tentaram fazer os melhores tempos logo no início do Q1, quando a chuva havia cessado. Hamilton perdeu a pista e foi dada bandeira amarela logo no começo do classificatório. Oito vezes vencedor em Silverstone, o britânico se recuperou e foi para o Q2.
Quem não seguiu adiante foi Magnussen, que teve problema mecânico em seu carro e parou no meio da pista no Q1. O dinamarquês abandonou o carro no momento em que foi dada bandeira vermelha na etapa. No fim de sua última volta, Bottas teve problemas também e abandonou o carro na pista, mas garantiu classificação para o Q2.
TL3
A chuva caiu em Silverstone desde o terceiro treino livre neste sábado, nos 25 minutos finais da sessão. Leclerc foi o mais rápido, apostando em pneus macios e com tempo de 1m27s419. Logo na sequência vieram Alexander Albon e Fernando Alonso. O líder do campeonato, Max Verstappen, começou na frente, mas terminou os treinos livres com o oitavo melhor tempo. Gasly foi o quarto mais rápido do treino livre, seguido por Hamilton, Sainz e Sargeant. Atrás de Verstappen, completando o top 10, estiveram Russell e Tsunoda.
Confira o grid de largada do GP da Inglaterra:
- Max Verstappen (HOL/Red Bull), em 1m26s720
- Lando Norris (ING/McLaren), a 0s241
- Oscar Piastri (AUS/McLaren), a 0s372
- Charles Leclerc (MON/Ferrari), 0s416
- Carlos Sainz Jr. (ESP/Ferrari), a 0s428
- George Russell (ING/Mercedes), a 0s435
- Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 0s491
- Alexander Albon (TAI/Williams), a 0s810
- Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 0s939
- Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 0s969
- Nico Hülkenberg (ALE/hAAS), a 1s194
- Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 1s233
- Esteban Ocon (FRA/Alpine), a 1s254
- Logan Sargeant (EUA/Williams), a 1s329
- Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo), a 1s352
- Sergio Pérez (MEX/Red Bull), a 1s051
- Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri), a 1s108
- Zhou Ganyou (CHN/Alfa Romeo), a 1s206
- Nick de Vries (HOL/AlphaTauri), a 1s596
- Kevin Magnussen (DIN/Haas), a 3s461
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.