PUBLICIDADE

Ativistas ambientais interrompem final da liga inglesa de rúgbi em estádio cheio; veja vídeo

Integrantes do grupo Just Stop Oil, que combate a produção de novos combustíveis fósseis, invadem gramado de decisão e jogam um pó laranja no campo; jogadores ficam assustados

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Dois ativistas climáticos integrantes do grupo Just Stop Oil, que luta contra a produção de combustíveis fósseis na Inglaterra, interromperam a final da Premiership Rugby, liga nacional da modalidade, neste sábado, a fim de protestar. Eles foram detidos e indiciados pela polícia após invadir o jogo decisivo entre Saracens e Sale Sharks. Os jogadores ficaram assustados porque a dupla espalhou um pó laranja não identificado no gramado do Estádio de Twickenham.

Os manifestantes foram identificados como Samuel Johnson, de 40 anos, e Patrick Hart, de 37. O próprio grupo divulgou o ato em suas redes sociais após o protesto. Esta não é a primeira vez que o Just Stop Oil interfere em grandes eventos esportivos, pois eles também estiveram presentes no GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1 de 2022, no Mundial de Sinuca deste ano, além de outros lugares não relacionados ao esporte, como quando jogaram torta na cara de uma estátua de cera do Rei Charles III.

PUBLICIDADE

“Hora de dar um ‘tackle’ na crise climática!”, escreveu o movimento em postagem no Twitter, em alusão ao fundamento do rúgbi. “Dois apoiadores do Just Stop Oil entraram em campo na final do campeonato de rúgbi de hoje. Continuaremos a tomar medidas disruptivas até que este governo pare com novos combustíveis fósseis.”

No vídeo, nota-se que, assim que o campo foi invadido, oficiais correram atrás dos indivíduos, bem como alguns jogadores também ajudaram a dispersá-los. Parte do pó laranja ficou no gramado durante a sequência da partida. Ninguém sabia o que era isso. Ninguém passou mal.

Em comunicado, o comandante do policiamento do norte e leste de Londres, Kyle Gordon, disse que a corporação está atenta às ações do grupo. “Com muitos outros eventos ocorrendo e visitantes em nossa cidade neste fim de semana, continuaremos monitorando e respondendo a esses incidentes rapidamente”, disse ele.

O Estádio de Twickenham fica localizado em uma região do subúrbio da capital inglesa e é considerado a casa da seleção de rúgbi do país. Com espaço para mais de 80 mil espectadores, a arena estava lotada no jogo deste sábado, o que fez com que o manifesto dos ativistas tivesse grande repercussão na mídia internacional.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.