Brasil bate Japão de virada, mas está eliminado do Mundial de Vôlei

Equipe de José Roberto Guimarães amplia jejum na competição que nunca ganhou

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A seleção brasileira feminina de vôlei venceu o Japão por 3 sets a 2, de virada, com parciais de 23/25, 16/25, 28/26, 25/21 e 15/11, nesta quinta-feira, em Nagoya, mas deu adeus ao Campeonato Mundial e ampliou o seu histórico jejum de títulos na competição.

Seleção brasileira bate o Japão, mas está eliminada do Mundial de Vôlei Foto: CBV/Divulgação

PUBLICIDADE

Por causa do saldo de sets inferior ao das adversárias, o Brasil entrou em quadra com a obrigação de superar as japonesas por 3 a 0 e viu o sonho da classificação à próxima fase do torneio realizado no país das suas rivais ruir com a derrota sofrida já na primeira parcial.

Bicampeã olímpica, com os ouros obtidos em Pequim-2008 e Londres-2012, a seleção brasileira almejava o inédito título mundial para o vôlei feminino do País. Porém, acabou pagando o preço pelo desempenho oscilante no torneio. Em nove jogos na competição, o Brasil ganhou sete, mas sofreu um revés inesperado diante da Alemanha, levou um 3 a 0 da Sérvia e chegou a perder um set para o México, nação cuja seleção é inexpressiva no cenário do vôlei mundial.

O time comandado pelo técnico José Roberto Guimarães também superou Porto Rico, República Dominicana, Quênia, Casaquistão, México e Holanda em sua campanha no Japão, onde terminou a segunda fase do Mundial em quarto lugar do Grupo E, com 20 pontos. 

Publicidade

Mesmo derrotada pelo Brasil, a seleção japonesa avançou ao estágio seguinte da competição como vice-líder da chave, com 22 pontos, atrás apenas da Holanda, que se garantiu no topo, com 24, ao derrotar a Sérvia por 3 sets a 0 em outro confronto realizado nesta quinta-feira. As sérvias entraram em quadra com classificação assegurada à próxima fase por antecipação e ficaram na terceira posição.

Já em outros duelos deste Grupo E entre seleções que já estavam eliminadas, Porto Rico venceu o México por 3 sets a 1 e a República Dominicana bateu a Alemanha por 3 a 0 nesta quinta-feira.

Instável, a seleção brasileira cedeu 30 pontos às japonesas em erros durante o duelo em Nagoya, contra 22 cometidos pelas anfitriãs, que passaram a atuar de forma mais relaxada após ganharem o primeiro set. Abalado, o Brasil também caiu na segunda parcial, mas depois foi buscar uma virada por 3 a 2 para se despedir de forma honrosa da competição.

No fim, o time nacional contabilizou outros 64 pontos em ataques, 15 em bloqueios e mais seis em saques, contra 65, seis e sete somados, respectivamente, pelas donas da casa nos mesmos fundamentos. Tandara, com 24 pontos, foi o maior destaque ofensivo do jogo, enquanto Fernanda Garay veio pouco atrás, com 20. Sarina Koga , com 23 pontos, foi o principal nome da equipe japonesa.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.