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Conversa de pista

Opinião | Chegadas e partidas

Bortoleto estreia na F-1 em treino livre na entressafra 2024/2025, preparativo para a próxima temporada, que inicia em março, na Austrália

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Por Wagner Gonzalez
Gabriel Bortoleto durante o teste em Abu Dhabi (Sauber)  

Para além de encerrar a temporada de 2024 em prova vencida por Lando Norris, o circuito de Lusail, em Abu Dhabi, iniciou nesta terça-feira os preparativos para o Campeonato de 2025, que começa dia 16 de março em Melbourne, na Austrália. Dos 23 pilotos que estiveram em ação no traçado de5.280 metros, 13 deles eram pilotos sem nenhuma participação em Grandes Prêmios. Charles Leclerc foi o mais rápido ao final de duas sessões de testes; entre os novatos o melhor foi o italiano Kimi Antonelli enquanto o brasileiro Gabriel Bortoleto ficou em 18º, três posições à frente de Felipe Drugovich.

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Poucas temporadas da F-1 foram marcadas por tantas trocas de pilotos, algumas delas consumadas durante o ano, caso do estadunidense Logan Sargeant e do australiano Daniel Ricciardo. O primeiro jamais mostrou a que veio e após o GP dos Países Baixos foi substituído pelo argentino Franco Colapinto. Ricciardo, que venceu oito das 257 corridas que participou, sendo que ficou entre os três primeiros em 32 delas. Ao sair da Red Bull por causa da disputa interna com Max Verstappen, porém, sua carreira entrou em declínio e o GP de Cingapura marcou sua despedida.

O lugar de Ricciardo foi ocupado pelo neo-zelandês Lia Lawson, que agora é um candidatos à vaga se Sérgio Pérez. A Red Bull ainda não anunciou como vai se livrar do mexicano, mas praticamente ninguém aposta que ele continuará dividindo a equipe com Max Verstappen: o tetra-campeão marcou 437 ao final das 24 corridas de 2024, 285 a mais que Pérez. Lawson disputa a vaga com Isaac Hadjar e Yuki Tsunoda, que poderá ser preterido porque ao final de 2025 a Honda, principal apoiadora do japonês, deixa a Red Bull para se associar à Aston Martin. Tsunoda foi avaliado pela equipe hoje: completou 127 voltas com o RB20 usado por Verstappen e Pérez. Seu melhor resultado foi 1'24"689, pouco superior à melhor marca de Gabriel Bortoleto, que andou três voltas a mais e fez 1'24"738.

Brasileiro completou 130 e foi um dos que mais andou durante o dia (Sauber)  

A marca de Bortoleto é praticamente um segundo melhor que seu giro mais rápido na patê da manhã (1'25"306). O fato de o brasileiro ter sido superado por vários estreantes na parte da tarde pode ser creditado a dois fatores: a opção de se familiarizar melhor com o carro e com os métodos de trabalho da equipe:

"Foi um teste produtivo. Aprendi aprendi muita coisa nova: o F-1 é muito diferente do carro de F-2 e a cada parada eu saia com pneus diferentes para ir me acostumando com o carro. A equipe é muito grande e as coisas estão indo na direção que a gente queria."

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Entre os atores principais, destaque-se o rendimento de Carlos Sainz: em seu primeiro contato com um carro da Williams ele marcou o segundo melhor tempo, 0"125 mais lento que seu ex-companheiro de equipe, Charles Leclerc.

Em 2025 a F-1 inicia suas atividades de pista testes em Abu Dhabi entre 26 e 28 de fevereiro. Confira os resultados dos testes de hoje

1) Charles Leclerc, Ferrari, 1'23'510, 134 voltas

2) Carlos Sainz, Williams, 1'23"635, 146

3) George Russell, Mercedes, 1'23"789, 134

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4) Nico Hulkenberg, Sauber, 1'23"859, 113

5) Andrea Kimi Antonelli, Mercedes, 1'23"873, 62

6) Ayumu Iwasa, RB, 1'24"100, 110

7) Pato O'Ward, McLaren, 1'24"222, 116

8) Jack Doohan, Alpine, 1 24"268, 137

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9) Paul Aron, Alpine, 1'24"275, 121

10) Esteban Ocon, Haas, 1'24"305, 119

11)) Luke Browning, Williams, 1'24"375, 105

12) Ryo Hirakawa, Haas, 1'24"435, 133

13) Liam Lawson, RB, 1'24"440, 159

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14) Arthur Leclerc, Ferrari, 1'24"576, 68

15) Isack Hadjar, Red Bull, 1'24"632, 125

16) Lando Norris, McLaren, 1'24"678, 84

17) Yuki Tsunoda, Red Bull, 1'24"689, 127

18) Gabriel Bortoleto, Sauber, 1'24"738, 130

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19) Oscar Piastri, McLaren, 1'24"838, 72

20) Jak Crawford, Aston Martin, 1'24"997,109

21) Felipe Drugovich, Astin Martin, 1'25"010,146

22) Frederik Vesti, Mercedes, 1'25"159, 55

23) Antonio Fuoco, Ferrari,1'25"238, 73

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McLaren campeã

A vitória de Lando Norris e o décimo lugar de Oscar Piastri no GP de Abu Dhabi garantiram à McLaren o título de campeã mundial de construtores, resultado que garante um prêmio substancial ao time de Woking. Ao final da temporada o time papaia (referência à cor oficial da equipe), somou 666 pontos, 14 a mais que a Ferrari, que em Lusail viu Carlos Sainz e Charles Leclerc terminaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

O resultado completo do GP de Abu Dhabi você encontra aqui.

Ferrari e Cadillac

Leclerc foi terceiro no domingo e o mais rápido hoje (Ferrari)  

A Ferrari confirmou hoje que a equipe Cadillac, esperada para estrear na F-2 em 2026, usará sua unidade de potência e caixa de câmbio. A marca americana será representada pela equipe TWG Global e ainda precisa ter sua inscrição confirmada naquela temporada. O acordo foi possível porque nesse mesmo ano a Sauber, atual cliente de Maranello, substituirá os motores italianos pelos da Audi,

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