![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/ZLVKSKIDXNKTPGQKDWBP63QBVA.jpg?quality=80&auth=1d81011efca8bcda950a3f2696a796563c2cc225b6d017fd1561da3e59dea096&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/ZLVKSKIDXNKTPGQKDWBP63QBVA.jpg?quality=80&auth=1d81011efca8bcda950a3f2696a796563c2cc225b6d017fd1561da3e59dea096&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/ZLVKSKIDXNKTPGQKDWBP63QBVA.jpg?quality=80&auth=1d81011efca8bcda950a3f2696a796563c2cc225b6d017fd1561da3e59dea096&width=1200 1322w)
Há alguns anos o ritmo frenético de trabalho das equipes de F-1 (foto de abertura/Red Bull) passou a ter uma interrupção anual no mês de agosto, aquele que os italianos chamam de ferragosto em decorrência do antigo costume de celebrar a colheita com um bônus e dias de descanso. O evento foi instituído por Augusto, imperador que sucedeu a Júlio Cesar e precedeu Tibério ao reinar entre 16 de janeiro de 27 (AC) a 19 de agosto de 14 (DC). O costume evoluiu e acabou transformando o oitavo período do calendário anual em um tempo dedicado às férias, hábito que durante algum tempo fechava mais de 80% do comércio e indústria italianos.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/75N5QKSRT5KJ3EED53X57K7UIY.jpg?quality=80&auth=7afb95b5d66d477cb9f906c3d94894042b6a65f856e63ddce181a817501a3c14&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/75N5QKSRT5KJ3EED53X57K7UIY.jpg?quality=80&auth=7afb95b5d66d477cb9f906c3d94894042b6a65f856e63ddce181a817501a3c14&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/75N5QKSRT5KJ3EED53X57K7UIY.jpg?quality=80&auth=7afb95b5d66d477cb9f906c3d94894042b6a65f856e63ddce181a817501a3c14&width=1200 1322w)
Razões pragmáticas como o impacto na economia e andamento de projetos alteraram o costume, mas a ideia de repousar por 30 dias acabou contaminando a categoria mais importante do automobilismo. Assim, atualmente a F-1 pratica um período de férias que separa dois GPs por quatro a cinco semanas, espaço de tempo no qual as fábricas não podem operar. É difícil controlar que todos envolvidos estão se bronzeando em uma praia ou curtindo algum clima de montanha. Logo após o GP da Bélgica, uma boa parte de pilotos e chefes de equipe embarcou para destinos turísticos, como é possível ver neste vídeo publicado pelo site F1technical.net.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/NAGGM35E5RPGPDCOFLTHGNGAMQ.jpg?quality=80&auth=f0520d25a6dfadba17dd66ff34e46287039d2190b3565073f2c8cfba73cc2f35&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/NAGGM35E5RPGPDCOFLTHGNGAMQ.jpg?quality=80&auth=f0520d25a6dfadba17dd66ff34e46287039d2190b3565073f2c8cfba73cc2f35&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/NAGGM35E5RPGPDCOFLTHGNGAMQ.jpg?quality=80&auth=f0520d25a6dfadba17dd66ff34e46287039d2190b3565073f2c8cfba73cc2f35&width=1200 1322w)
Para outros, há indícios de novos acordos fechados, o principal deles o que foi acertado entre Adrian Newey e Lawrence Stroll. Segundo a revista italiana Autosprint o projetista inglês optou por seguir vivendo na Inglaterra e associar-se à Aston Martin. Há algumas semanas foi ventilado que as exigências de Newey para assinar com a equipe Ferrari eram tão grandes que criariam conflitos internos de grande impacto. Outro ponto que reforça a notícia no semanário italiano é que a Ferrari anunciou nos últimos dias que o italiano Diego Tondi foi promovido à chefia do departamento de aerodinâmica, em substituição a Enrico Cardile, que foi contratado pela equipe do empresário canadense. Tondi formou-se pela Universidade de Pisa e trabalha na Ferrari desde 2007, tendo ocupado vários cargos ligados à sua especialização.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/5XEQVVLXDRIVLDFVPYX66G6IZA.jpg?quality=80&auth=ae01e91a971d146c352d474e67781d1f662fc13172f0c76c8bd07ba71af7960d&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/5XEQVVLXDRIVLDFVPYX66G6IZA.jpg?quality=80&auth=ae01e91a971d146c352d474e67781d1f662fc13172f0c76c8bd07ba71af7960d&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/5XEQVVLXDRIVLDFVPYX66G6IZA.jpg?quality=80&auth=ae01e91a971d146c352d474e67781d1f662fc13172f0c76c8bd07ba71af7960d&width=1200 1322w)
Mesmo com as portas de suas sedes oficialmente fechadas, várias equipes já anunciaram novidades para quando a temporada reiniciar, dia 25 de agosto em Zandvoort, nos Países Baixos. Uma delas é a Williams, que após a contratação de Carlos Sainz por supostos EUR 10 milhões (cerca de R$ 61, 7 milhões), vive um clima de expansão e motivação no que diz respeito ao seu pessoal de fábrica. Desde o ano passado o time de Groove já contratou mais de 130 pessoas, 20 delas agregadas nos últimos meses e vindas de equipes grandes. Para a corrida na pista holandesa os carros de Alex Albon e Logan Sargeant receberão a primeira de tries fases aperfeiçoamento aerodinâmica previstas para o segundo semestre. Já a Mercedes planeja abandonar o assoalho usado em Spa e retornar à versão anterior quando o campeonato reiniciar.