Vídeo mostra explosão em posto de gasolina no Iêmen, não ataque de Israel ao Hezbollah

Filmagem foi feita em agosto na cidade de Áden e não mostra bombardeios feitos pelo exército israelense nesta semana no Líbano

PUBLICIDADE

Foto do author Giovana Frioli

O que estão compartilhando: vídeo mostra ataque aéreo de Israel em um depósito de munições do Hezbollah no Líbano.

O Estadão Verifica checou e concluiu que: é falso porque o registro foi feito durante a explosão em um posto de gasolina na cidade de Áden, no Iêmen. O mesmo vídeo foi compartilhado no YouTube em 31 de agosto, com a informação de que pelo menos cinco pessoas morreram na tragédia. Diferentemente do que afirma o conteúdo falso, o ocorrido não tem ligação com os ataques israelenses no Líbano nesta semana.

Vídeo mostra explosão em posto de gasolina no Iêmen, não ataque de Israel ao Hezbollah Foto: Reprodução/Redes Sociais

PUBLICIDADE

Saiba mais: Um vídeo da explosão de um posto de gasolina no Iêmen foi compartilhado como se mostrasse uma investida de Israel contra o Hezbollah. A postagem descreve que o fogo mostra um depósito de munições do grupo xiita no Vale do Beqaa, no Líbano, mas isso não é verdadeiro.

Por meio da busca reversa (saiba como fazer), o Estadão Verifica localizou publicações no YouTube que mostram as mesmas imagens (aqui e aqui). Os conteúdos foram publicados em 31 de agosto e exibem o momento em que moradores da cidade de Áden, no Oriente Médio, se assustam com uma explosão em um posto de gasolina. O R7 noticiou que pelo menos cinco pessoas foram vítimas da tragédia e mais seis ficaram feridas. Não há informações sobre a origem do ocorrido.

Publicidade

O Iêmen vive uma guerra civil desde 2014 entre forças pró-governo e rebeldes Houthis, que são apoiados pelo Irã. O grupo é opositor a Israel e fez ataques no mar Vermelho, uma rota de comércio mundial, no final do ano passado. Em setembro de 2024, os houthis dispararam um míssel no território israelense. Em resposta, Israel atingiu a cidade portuária de Hodeidah, no país árabe, que resultou em 80 pessoas feridas.

Diferentemente do que alega a postagem analisada, a filmagem não mostra os bombardeios feitos pelo exército israelense no sul e no leste do Líbano. Nesta sexta-feira, 27, um Israel atacou um quartel-general do Hezbollah em Beirute minutos após o discurso do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu na Assembleia-Geral da ONU. Pelo menos duas pessoas morreram e dezenas ficaram feridas, segundo o Ministério de Saúde libanês.

Como lidar com posts do tipo: É comum que vídeos e imagens de conflitos sejam retirados de contexto para espalhar desinformação. Neste caso, por meio de uma pesquisa reversa foi possível encontrar o ocorrido na filmagem em reportagens da imprensa. Antes de acreditar e compartilhar, procure por informações confiáveis em veículos jornalísticos profissionais.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.