É falso post que promete cadastro no Auxílio Gas para beneficiários do Bolsa Família

Para receber benefício, é preciso ir presencialmente a Cras; pagamento é reservado a famílias vinculadas ao CadÚnico

PUBLICIDADE

Por Henrique Mendonça

O que estão compartilhando: que o cadastramento para o Auxílio Vale Gás 2024 já está aberto, mas apenas para beneficiários do programa Bolsa Família. A mensagem é compartilhada em um perfil no Facebook chamado “Cad Único”, que incentiva os usuários a “garantir seu suporte” imediatamente.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. A postagem não foi feita por um perfil oficial nem leva ao site do governo federal. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) informou que não há qualquer novo cadastramento em curso para o Auxílio Vale Gás. O benefício não é solicitado pela internet, mas de forma presencial, nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Para receber, é preciso estar vinculado ao Cadastro Único (CadÚnico) e cumprir requisitos específicos.

É falso que cadastramento para o Auxílio Vale Gás 2024 esteja aberto para beneficiários do Bolsa Família Foto: Reprodução/Facebook

PUBLICIDADE

Saiba mais: o conteúdo analisado não foi divulgado por canais oficiais do governo federal e não consta em nenhum site ou rede social ligada ao MDS. A mensagem contém um link suspeito, que leva a um site não oficial. É possível reparar pelo endereço da página, que termina em “com.br”. As páginas do governo federal sempre têm endereço “gov.br”.

O MDS informou que não envia mensagens nem links para acesso ao Auxílio Gás. Para solicitar o benefício, a família precisar estar inscrita no CadÚnico e comparecer ao Cras de sua cidade. O dinheiro é pago a cada 2 meses.

Publicidade

O ministério orientou os cidadãos a desconsiderarem qualquer mensagem que solicite cadastro adicional ou que não seja divulgada por canais oficiais. Além disso, pediu atenção a links desconhecidos ou promessas fora dos padrões divulgados oficialmente.

Se o beneficiário tiver caído em um golpe que resultou na retirada indevida do pagamento do auxílio, ele pode contestar a transferência junto à Caixa Econômica Federal. Para isso, é preciso ir a uma agência ou entrar em contato com o número 0800 726 0101.

O governo federal tem um site para receber denúnicas de golpes: www.gov.br/falabrasil.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.