É falso que Beyoncé tenha criticado realização de show de Madonna em meio a tragédia no RS

Perfil que faz dublagens falsas no TikTok inventou que cantora estaria reclamando da atenção dada a evento em Copacabana; artista pediu doações para gaúchos mas não comentou sobre apresentação da ‘rainha do pop’

PUBLICIDADE

Atualização:

O que estão compartilhando: vídeo em que uma voz dubla a cantora Beyoncé em português. A americana parece criticar a realização do show de Madonna no Rio de Janeiro em meio à catástrofe ambiental no Rio Grande do Sul.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O vídeo de Beyoncé não é atual. Ele foi publicado no perfil da artista no Instagram em 30 de maio de 2020. Na ocasião, ela se manifestou sobre a morte de George Floyd. Um perfil do TikTok que faz dublagens falsas de vídeos de famosos resgatou essa gravação e inventou que a cantora estava criticando Madonna. Beyoncé não postou sobre o evento em Copacabana. A fundação de filantropia da americana publicou um pedido de doações para os afetados pelas enchentes, sem mencionar o show no Rio.

Vídeo de Beyoncé sobre a morte de George Floyd foi dublado como se ela estivesse criticando Madonna Foto: Reprodução/Tiktok

PUBLICIDADE

Saiba mais: Um perfil no Tiktok que se dedica a publicar vídeos de celebridades com a dublagem errada inventou que Beyoncé teria mandado um recado para a população brasileira para que se solidarizassem com as pessoas atingidas pelas fortes chuvas no Rio Grande de Sul, ao invés de assistirem ao show de Madonna. “Enquanto as famílias estão lá chorando, triste, passando frio e fome, sem lugar para morar, porque perderam suas casinhas muitos estão aí preocupados em ver o show de Madonna”, começa o vídeo que foi publicado há um dia no Tiktok e acumula 1,7 milhões de visualizações.

Nos comentários da postagem no TikTok, muitas pessoas parecem acreditar que a texana realmente fez críticas à realização do show em Copacabana. “A BEYONCÉ VEIO??? Ajudou?”, escreveu um usuário. “Até que enfim uma cantora estrangeira está dando um tapa na cara de muitos cantores e artistas do nosso país”, publicou outro. “Beyoncé, quanta sabedoria, por isso que você é diva, porque você é humana, te amo infinitamente”, postou um terceiro.

Publicidade

Beyoncé pedia justiça por George Floyd

Beyoncé foi uma das artistas dos EUA que se manifestou sobre assassinato de George Floyd, um homem negro de 46 anos que foi asfixado por um policial branco e morreu em 25 de maio de 2020. Cinco dias depois, em uma postagem no Instagram, a cantora convidou seus seguidores a assinarem uma petição para que os responsáveis pelo assassinato fossem devidamente punidos pela Justiça dos Estados Unidos. Assista ao vídeo da cantora que circula no Tiktok fora de contexto:

A morte de George Floyd resultou em uma onda de protestos nos Estados Unidos e ao redor do mundo impulsionados pelo movimento antirracista Black Lives Matter (Vidas Negras Importam). Em setembro de 2022, Derek Chauvin, o policial que sufocou Floyd, foi condenado nos EUA a 21 anos por violação de direitos civis.

Beyoncé não criticou Madonna

O show gratuito de Madonna ocorreu no dia 4 de maio, na praia de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro, e reuniu 1,6 milhão de pessoas. As chuvas que assolaram 345 municípios gaúchos, o equivalente a dois terços do Estado, começaram em 27 de abril. Deste dia até hoje, Beyoncé fez cinco publicações em seu perfil no Instagram e nenhuma delas citava a “rainha do pop”. Confira na imagem abaixo as datas das postagens mais recentes feitas pela cantora.

Desde que começaram as chuvas no Rio Grande do Sul, em 27 de abril, Beyonce não fez postagens alertando sobre a situação de calamidade no estado Foto: Reprodução/Instagram

A fundação de filantropia fundada por Beyoncé, Beygood, publicou nesta segunda-feira, 6, um pedido de doações para o Estado do Rio Grande do Sul. A instituição pede que os fãs da cantora americana enviem dinheiro para a Central Única das Favelas (Cufa), que ajuda os afetados pelas enchentes.

Publicidade

Como lidar com postagens do tipo: Além de consumir conteúdos nas redes sociais, procure informações em veículos de imprensa. Nenhum jornal ou site jornalístico falou sobre a suposta crítica de Beyoncé à Madonna. Se isso fosse verdade, certamente haveria matérias sobre o assunto. Vá até os canais oficiais de comunicação das artistas para ver se elas postaram acusações mútuas.

divider

Este boato foi checado por aparecer entre os principais conteúdos suspeitos que circulam no Facebook. O Estadão Verifica tem acesso a uma lista de postagens potencialmente falsas e a dados sobre sua viralização em razão de uma parceria com a rede social. Quando nossas verificações constatam que uma informação é enganosa, o Facebook reduz o alcance de sua circulação. Usuários da rede social e administradores de páginas recebem notificações se tiverem publicado ou compartilhado postagens marcadas como falsas. Um aviso também é enviado a quem quiser postar um conteúdo que tiver sido sinalizado como inverídico anteriormente.

Um pré-requisito para participar da parceria com o Facebook é obter certificação da International Fact Checking Network (IFCN), o que, no caso do Estadão Verifica, ocorreu em janeiro de 2019. A associação internacional de verificadores de fatos exige das entidades certificadas que assinem um código de princípios e assumam compromissos em cinco áreas: apartidarismo e imparcialidade; transparência das fontes; transparência do financiamento e organização; transparência da metodologia; e política de correções aberta e honesta. O comprometimento com essas práticas promove mais equilíbrio e precisão no trabalho.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.