É antigo vídeo que mostra Bolsonaro sendo ovacionado no estádio do Palmeiras

Registro que circula nas redes sociais foi feito em dezembro de 2018, no Allianz Parque, em partida do Campeonato Brasileiro, e não na recente final do Paulistão

PUBLICIDADE

Atualização:

O que estão compartilhando: vídeo que mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sendo ovacionado pelo público em jogo do Palmeiras no Allianz Parque. Em algumas postagens do vídeo, é informado que o registro foi em 9 de abril de 2023, quando o Palmeiras sagrou-se campeão estadual derrotando o Água Santa.

O Estadão investigou e concluiu que: é enganoso. Esta gravação foi feita em 2 de dezembro de 2018, na última rodada do Campeonato Brasileiro, e postada no mesmo dia no perfil do senador Flávio Bolsonaro (PL) no YouTube. Na ocasião, o Palmeiras venceu o Vitória e comemorou o título da competição, já garantido fora de casa na rodada anterior.

É antigo vídeo de Bolsonaro ovacionado no Allianz Parque Foto: Arte/Estadão

PUBLICIDADE

Saiba mais: Bolsonaro, na condição de presidente eleito do Brasil, assistiu à partida nas tribunas do Allianz, a convite da diretoria do Palmeiras para acompanhar a festa do título. Como noticiou o Estadão, “após o jogo, Bolsonaro desceu ao gramado e foi cortejado por alguns jogadores, participou da comemoração e também levantou a taça. Com segurança reforçada, o presidente eleito ainda foi levado para um ‘tour’ do Allianz”. Na íntegra do registro, Bolsonaro sobe ao palanque da premiação após interagir com a torcida.

Não existem informações sobre o ex-presidente ter comparecido ao Allianz Parque para acompanhar a partida entre Palmeiras e Água Santa neste 9 de abril de 2023. Ao longo de seu mandato, Bolsonaro voltou ao estádio para torcer pelo Palmeiras. Em julho de 2019, a recepção não foi tão festiva, com registro de aplausos e vaias entre os torcedores.

Já em agosto de 2022, conforme o Estadão, “como optou por aparecer menos do que nas outras ocasiões, não houve manifestações negativas ou positivas da torcida palmeirense no estádio. Contudo, nas redes sociais, muitos palmeirenses mostraram-se contrários à presença de Bolsonaro na arena. Alguns enxergam oportunismo do presidente, que, embora se declare palmeirense, já vestiu camisas de vários outros times, incluindo as de Corinthians, Flamengo e Santos”.

Publicidade

A versão analisada pelo Estadão Verifica foi publicada no Instagram com o título “Existe uma grande diferença entre um governo e outro olha só isso já diz tudo (sic)”. Contava até esta quinta-feira, 20, com mais de 9 mil curtidas. O vídeo não faz referência à final do Paulistão e reproduz corte da edição de 12 de abril do canal do YouTube Mundial Telenotícias, na qual o apresentador Paulo Echebarria reproduz e comenta o registro a partir dos 11 minutos e 22 segundos. E questiona: “Será que se Lula entrasse em um campinho de várzea em qualquer município desses do interior do País alguém conseguiria ouvir o nome dele gritado em coro como foi o de Bolsonaro?”

Este conteúdo foi checado também pelas agências Lupa, Aos Fatos, AFP Checamos, Boatos.Org.

Como lidar com postagens do tipo: É comum que desinformadores tirem de contexto imagens antigas, com o objetivo de enganar. Antes de compartilhar, procure por notícias sobre o assunto em sites confiáveis. Uma ferramenta útil para identificar a origem de fotos e vídeos é a busca reversa de imagens. Aprenda aqui como usar.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.