O que estão compartilhando: um vídeo que apresenta o jogador de futebol português Cristiano Ronaldo fazendo elogios ao talento do brasileiro Neymar, mas criticando a sua “mentalidade” e comentando que ele “sempre teve que ser o centro de atenção”, o que o teria levado a passar por diferentes clubes até ir para a Arábia.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Na verdade, as imagens do vídeo foram tiradas de uma conversa entre o craque e o empresário Will Ahmed, CEO da Whoop, uma empresa de tecnologia especializada em condicionamento físico. O conteúdo foi postado na íntegra no canal da empresa no YouTube e no site oficial. Na gravação verdadeira, Cristiano fala em inglês, e não em português, e em nenhum momento do bate-papo ele cita o nome de Neymar. Não há notícia de que o português tenha feito comentários sobre a “mentalidade” do brasileiro.
Saiba mais: O vídeo intercala imagens de Cristiano Ronaldo com fotos de Neymar e cenas do brasileiro jogando futebol. No áudio, uma voz bastante semelhante à do português afirma que Neymar era um dos melhores jogadores do mundo e que poderia alcançar muito mais no futebol, mas que tinha como problema a sua mentalidade.
O áudio cita, ainda, as passagens do brasileiros pelos clubes Barcelona (Espanha) e PSG (França) antes de sua ida à Arábia Saudita, onde hoje joga no Al-Hilal. Por fim, a voz lamenta que o brasileiro tenha tido muitas lesões que o atrapalharam e defende que ele deveria ter ganhado ao menos uma Bola de Ouro. Essa versão circula amplamente no YouTube e há outra, sem os vídeos de Cristiano, que viralizou no Threads.
Visualmente, é possível perceber que o áudio não é original da entrevista porque as palavras não se encaixam com o movimento dos lábios do jogador europeu. Uma busca reversa de imagens (aprenda aqui) por frames do vídeo levou ao conteúdo original. Detalhes como a roupa vestida pelo atleta e uma planta no cenário onde a conversa foi gravada confirmam que a gravação foi feita na mesma ocasião.
Como informado na legenda da publicação, feita em 15 de maio de 2024, durante a conversa o atleta falou sobre o futebol na infância, talento, ética e sua relação com os produtos da empresa. Não há comentários de Cristiano sobre Neymar.
O Verifica procurou representantes do atleta português, mas não recebeu retorno.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.