PUBLICIDADE

É montagem vídeo em que Cristiano Ronaldo parecer dizer que Neymar tem problema de ‘mentalidade’

Conteúdo que circula nas redes sociais utiliza trechos de uma gravação em que jogador português não cita brasileiro

PUBLICIDADE

Foto do author Luciana Marschall

O que estão compartilhando: um vídeo que apresenta o jogador de futebol português Cristiano Ronaldo fazendo elogios ao talento do brasileiro Neymar, mas criticando a sua “mentalidade” e comentando que ele “sempre teve que ser o centro de atenção”, o que o teria levado a passar por diferentes clubes até ir para a Arábia.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Na verdade, as imagens do vídeo foram tiradas de uma conversa entre o craque e o empresário Will Ahmed, CEO da Whoop, uma empresa de tecnologia especializada em condicionamento físico. O conteúdo foi postado na íntegra no canal da empresa no YouTube e no site oficial. Na gravação verdadeira, Cristiano fala em inglês, e não em português, e em nenhum momento do bate-papo ele cita o nome de Neymar. Não há notícia de que o português tenha feito comentários sobre a “mentalidade” do brasileiro.

O áudio atribuído a Cristiano Ronaldo possivelmente foi feito em uma ferramenta de deepfake. Foto: Reprodução/Threads

PUBLICIDADE

Saiba mais: O vídeo intercala imagens de Cristiano Ronaldo com fotos de Neymar e cenas do brasileiro jogando futebol. No áudio, uma voz bastante semelhante à do português afirma que Neymar era um dos melhores jogadores do mundo e que poderia alcançar muito mais no futebol, mas que tinha como problema a sua mentalidade.

O áudio cita, ainda, as passagens do brasileiros pelos clubes Barcelona (Espanha) e PSG (França) antes de sua ida à Arábia Saudita, onde hoje joga no Al-Hilal. Por fim, a voz lamenta que o brasileiro tenha tido muitas lesões que o atrapalharam e defende que ele deveria ter ganhado ao menos uma Bola de Ouro. Essa versão circula amplamente no YouTube e há outra, sem os vídeos de Cristiano, que viralizou no Threads.

Visualmente, é possível perceber que o áudio não é original da entrevista porque as palavras não se encaixam com o movimento dos lábios do jogador europeu. Uma busca reversa de imagens (aprenda aqui) por frames do vídeo levou ao conteúdo original. Detalhes como a roupa vestida pelo atleta e uma planta no cenário onde a conversa foi gravada confirmam que a gravação foi feita na mesma ocasião.

Como informado na legenda da publicação, feita em 15 de maio de 2024, durante a conversa o atleta falou sobre o futebol na infância, talento, ética e sua relação com os produtos da empresa. Não há comentários de Cristiano sobre Neymar.

O Verifica procurou representantes do atleta português, mas não recebeu retorno.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.